A cidade receberá São Paulo, entre os dias 13 e 16 de outubro, o Salão do Scooter, evento destinado a promover uma ampla discussão sobre a mobilidade urbana e as mudanças que tem sofrido nos últimos anos, com a explosão do uso dos scooters e motonetas e a chegada dos veículos elétricos de duas rodas.
O Salão do Scooter será um evento interativo e trará uma série de experiências ao visitante. Além de conhecer as mais recentes novidades do segmento, os participantes poderão pilotar os modelos expostos em duas pistas especialmente desenhadas para a descoberta do prazer de utilizar os scooters. Uma delas destinadas com exclusividade aos modelos elétricos e a outra aos modelos movidos por motores a combustão. Para pilotar, o visitante deverá portar seu próprio capacete, além de estar calçando tênis ou sapatos fechados e de preferência blusas de mangas longas, além de ser habilitado na categoria A.
Com mais de 20 expositores – entre as montadoras de veículos de duas rodas, fornecedores de motopeças, acessórios e equipamentos para o piloto e a moto, tais como capacetes, vestimentas, luvas e calcados – será realizado no novo Distrito Anhembi (Antigo Pavilhão de Exposições Anhembi), zona norte da capital paulista, agora inteiramente repaginado e modernizado como o maior e mais moderno centro de exposições do Brasil.
O visitante poderá ainda usufruir diariamente de shows de rock ao vivo, com bandas de renome que se revezarão no palco do evento. Uma praça de alimentação reunirá food-trucks de diversas culinárias, de hambúrgueres a macarrão e pizzas.
Além de se apresentar como um evento de atrações ao visitante e toda a família, o Salão do Scooter será palco de lançamento de novos produtos e vai atuar como um momento de reunião do setor, que ainda não conta com um evento específico para o segmento de duas rodas que mais cresce no País e já ocupa mais de um terço (35,2%) das vendas de veículos de duas rodas no mercado brasileiro.
Eletromobilidade
As motos e motonetas elétricas também são um dos pilares do evento, pois o segmento tem apresentado um crescimento exponencial, com o emplacamento de 4.670 motocicletas emplacadas até agosto de 2022. Uma boa parte dos motociclos elétricos, entretanto, não é emplacada, circulando em espaço restritos.
Para estimular a discussão de medidas que possam alavancar a aplicação dos motociclos como modal de transporte urbano reconhecido, o Salão do Scooter promoverá um ciclo de palestras direcionado em parte ao setor profissional e em outra parte ao público interessado.
Para o trade do setor, as palestras e debates são os seguintes:
Dia 13/10/2022
13h30: Os desafios da mobilidade urbana individual, presente e futuro: qualidade de vida e autonomia
14h30: Como preparar a cidade para conviver com veículos de duas rodas: reflexão sobre a ocupação da via pública
Dia 14/10/2022
11h00: A formação do motociclista e a pilotagem defensiva: soluções para formar pilotos seguros e atentos às normas
14h00: O respeito no tráfego: estimular a ideia de dividir a via e desencorajar a condução perigosa e/ou arriscada
15h00: Por que as autoridades de trânsito ignoram a existência de uma crescente frota de motocicletas e scooters?
O público pode se inscrever para as seguintes palestras:
Dia 13/10/2022
18h00: Como manter seu scooter sempre em perfeitas condições de uso e como isso afeta a sua segurança
20h00: O estilo scooter: jovialidade e modernidade urbana em qualquer idade
Dia 14/10/2022
18h00: Economia: o custo por km de scooter, motocicleta de alta cilindrada e automóvel médio
20h00: Equipamento individual de segurança: como incrementar e estimular o uso adequado
Dia 15/10/2022
14h00: Scooter ou motocicleta: vantagens e desvantagens de cada estilo
16h00: Do automóvel ao scooter: ideias para uma migração ecológica, inteligente, segura e econômica – consumidor
18h00: O scooter no mundo: como as nações pelo planeta integram a motoneta como modal urbano
Serviços
Salão do Scooter
De 13 a 16 de outubro de 2022
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, SP