Começa nesta quinta (21) o 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, evento que, até sábado (23), propõe ao público uma imersão completa no universo da mobilidade sustentável. Com a proposta de aproximar o publico ao tema, a expectativa é reunir cerca de 8 mil visitantes no pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Entre as autoridades confirmadas para debater o tema estarão representantes do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo Sérgio Avelleda, o vereador Gilberto Natallini, a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba Karen Castelli eos vereadores Caio Miranda e José Pólice Neto.
Principais atrações
O Salão abriga, em seus três dias de realização, o Congresso “Empreendedorismo, Design e Inovação em mobilidade a favor do clima”, que possui o objetivo de debater as tendências mundiais relacionadas à Mobilidade Elétrica. A programação visa unir as autoridades e empresas envolvidas para informar e discutir, junto aos participantes, questões pertinentes que possam auxiliar a viabilização de um avanço estrutural para a implantação do modal no país.
Um dos destaques da programação é a presença de Ricardo Amorim, considerado o economista mais influente do Brasil, segundo a Forbes Internacional, que, além de parte do time do programa Manhattan Connection da Globo News, desde 2003, é colunista na Revista IstoÉ. Sua palestra foca nas oportunidades em Mobilidade Sustentável para o desenvolvimento de Cidades inteligentes, abordando o aspecto inovador da economia sob o conceito de mobilidade sustentável, aplicativos e modais e o potencial do mercado brasileiro em investir neste segmento.
O evento também promove o 2º Encontro de Empreendedores da Eletromobilidade (2º EEE), que reunirá tomadores de decisão (como prefeitos, secretarias, representantes de ministérios, entre outros) e fornecedores de produtos e serviços destinados à mobilidade sustentável, para o debate sobre como o transporte se insere no conceito de SmartCities. A ideia é que, juntos, possam criar novas soluções para a implantação não só de infraestrutura, mas de acessibilidade dos veículos elétricos para o brasileiro em termos de custos.
O salão ainda propõe o Matchmaking, rodadas de negócios guiadas por temas específicos que possibilitarão o encontro de empresários, start ups e tomadores de decisão em prol de uma busca mais efetiva na realização de parcerias que beneficiem a população e o mercado de mobilidade sustentável.