Lei de autoria do vereador Marcos Pinchiari (PTB), de Santo André, foi sancionada pelo prefeito Paulo Serra, na última semana, permitindo a ampliação na atuação das ambulâncias do SAMU, também nos hospitais particulares do município.
O funcionamento dos serviços de urgência e emergência seguem determinações de âmbito municipal e em Santo André a determinação preconizava a condução de pacientes acidentados, possuidores de convênios ou usuários do SUS, para as Unidades de Pronto Atendimento da rede pública.
A utilização de leitos públicos, por pacientes possuidores de convênios, embora também tenha o direito, colaborava para a superlotação do atendimento público muni-cipal. Agora, pacientes acidentados, com convênios de saúde, poderão ser conduzidos pelo SAMU, diretamente para os hospitais particulares credenciados liberando leitos públicos para os usuários dos SUS.
Embora aprovada recentemente, a lei tem recebido grande aceitação da população, que identificou como uma eficiente forma de agilizar e direcionar o serviço do SAMU no município.
Como era antes: O SAMU de Santo André conduzia todos os pacientes diretamente para a rede de saúde pública;
Como ficou agora: Pacientes possuidores de convênios podem solicitar que o SAMU os levem até um hospital credenciado dentro do município.