ARY SILVEIRA BUENO

Santo André 469 Anos / 1553 – 2022

Em 2010, quando dos 457 anos de Santo André, escrevi pequeno texto sobre a história de Santo André. Nele considerei também a contribuição do Rotary Club de Santo André – RCSA, à época com os seus 61 anos de relevantes serviços prestados à comunidade andreense.
Em 2022, doze anos após o referido texto e a celebração dos 469 anos de Santo André, observamos o quanto ela tem se transformado, antenada e beneficiada com os impactos trazidos pela Transformação Digital, pela Inovação e pelo Empreendedorismo Inovador. 
Os muitos eventos programados para celebrar os 469 anos começaram no dia 02 e se encerrarão em 30 de abril, que podem ser conferidos no site da Prefeitura.
 Para os dias 09 e 10/04, sábado e domingo, está programada a Feira da Fraternidade, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. Toda a renda será destinada às instituições, entre elas a APAE de Santo André, administrada por voluntários do RCSA. A Feira acontecerá no Paço Municipal das 12h00 às 22h00. Prestigie, Compareça!
Abaixo quatro parágrafos do referido texto de 2010:  “Santo André muito se desenvolveu e chegou a década de 1.970 ao seu ápice. Em 1.975 a sua receita tributária, decorrente do Índice de Participação dos Municípios – IPM chegou a ótimos 4,60%, sendo assim umas das cidades mais rica do Estado, depois da capital. 
No ano de 2008 o seu IPM foi de apenas 1,27%, portanto uma queda de 72,4% em relação aos 4,60% de 1.975, uma queda brutal. Esta queda na sua receita tributária (ICMS), foi substituída apenas parcialmente pela receita do Imposto sobre Prestação de Serviços – ISS, em função da sua transformação de industrial e comercial para serviços
 Marco também importante, foi a instituição da Ouvidoria no município, o que se deu através da lei 7.877 de 30 de agosto de 1.999.
 Concluindo, desejamos que quando da comemoração do centenário de fundação do RCSA em 2.049 e do quinto centenário da fundação de Santo André em 2.053, os nossos filhos, netos e bisnetos possam ter o orgulho de escrever e contar sobre os nossos feitos, assim como o temos de enaltecer os andreenses de nascimento e de coração, que deram sua inestimável contribuição para Santo André ser o que efetivamente é, uma cidade verdadeiramente acolhedora.”
 Por oportuno, reafirmamos o que vem sendo por nós difundido e praticado:
 A relevância e a urgência da Transformação Digital, da Inovação e do Empreendedorismo Inovador no ABC.
 Felizmente isso tem sido possível por meio de um trabalho intenso e consistente de atores comprometidos com a Região, engajando muitos e fortes representantes de todos os setores: academias, governos municipais, empresas e entidades, considerando ao mesmo tempo o ESG – Environmenntal, Social e Governance.