Cidades

Santo André adota novas medidas para melhorar segurança pública

A Prefeitura de Santo André anunciou, nesta quarta (23), uma série de medidas por meio da Secretaria de Segurança Cidadã em diversos reforços no combate à criminalidade. Entre os pontos do pacote está o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas.

Também estão previstas a instalação de 500 novas câmeras pela cidade, aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros e criação de um projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.

“Como tenho dito, a legislação penal enfraquecida é uma das grandes questões da segurança pública em todo território, mas não podemos esperar isso mudar e assim estamos fazendo a nossa parte com investimento significativo, com todas estas ações e já com uma operação em conjunto com a Polícia Civil que se inicia nesta quinta-feira. Não tenho dúvida que a população sentirá de imediato a diferença no dia a dia. Queremos diminuir esta sensação de insegurança, estar perto da população, e seguiremos cobrando tanto o Estado quanto o Governo Federal”, disse o prefeito Paulo Serra.

Toda a cidade, com as diferentes regiões e bairros, continua sendo mapeada e receberá atenção do planejamento estratégico de segurança do município. Além das novas medidas, a Prefeitura seguirá qualificando os outros programas que já trazem resultados positivos como as ações de patrulhamento diárias, Ponto Seguro, Patrulha Maria da Penha, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas com Motocicletas), Detecta, aplicativo Ana, além do reformado estatuto da GCM, valorizando os profissionais andreenses.