
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, acompanhado da vice-prefeita, Silvana Medeiros, e da deputada estadual, Ana Carolina Serra (Cidadania), lançou o Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres, nesta terça (27). A iniciativa está vinculada diretamente ao gabinete da vice-prefeita e foi formalizado pelo Decreto Municipal nº 18.497 de 14 de novembro de 2025.
O Núcleo é um órgão permanente, consultivo e deliberado vinculado diretamente ao gabinete da vice-prefeita. Foi criado para planejar, coordenar, articular e monitorar políticas públicas voltadas à promoção da equidade de gênero e garantia dos direitos das mulheres e todas as secretarias municipais estarão envolvidas nas ações.
“Realizar um trabalho deste, com mulheres tão engajadas, é algo que nasceu no meu coração desde a campanha, antes de me tornar vice-prefeita. Agora, juntas, temos a missão primordial, por meio de um planejamento centralizado, de assegurar a equidade de gênero e proteger os direitos das mulheres”, afirmou Silvana.
Os objetivos do Núcleo são: fortalecer as políticas públicas de gênero em Santo André e assegurar a transversalidade das questões de gênero nas diversas políticas públicas municipais. Também será implementado a GISE (Gerência de Indicadores Sociais e Econômicos) para orientar nas tomadas de decisão.
“As políticas públicas para as mulheres é algo central no nosso governo e muito bem tocada pela Silvana Medeiros. Criamos o Núcleo para ter essa autonomia administrativa. Quando for preciso o prefeito para colocar orçamento, conversar com outros secretários, o Núcleo vai contar muito comigo. Vamos dar qualidade de vida para muitas mulheres e para outras, proteção”, destacou Gilvan.
Silvana também revelou detalhes sobre o símbolo do Núcleo. “O coração representa todas as mulheres e as mãos, as mãos de Deus, e nós mulheres somos anjinhos que vamos cuidar de outras mulheres que estão precisando de alguém que olhe por elas. O Núcleo acompanhará essas mulheres, para que, realmente, essas ações façam a diferença na vida de cada mulher”, frisou.
Na ocasião, o prefeito revelou à Folha que será criado a GISE. “A partir de agora será criado a GISE (Gerência de Indicadores Sociais e Econômicos) para tomada de decisão. Então, todos os dados de todas as secretarias serão lançados nos Núcleo e serão realizadas as reuniões técnicas e vamos conseguir avaliar o que cada secretaria faz e até em alguns casos temos duplicidade de serviço e vamos conseguir otimizar e melhorar os fluxos internos, assim como foi feito na Escola de Ouro Andreense”, contou.
Já a deputada Ana Carolina Serra (Cidadania) disse à Folha sobre sua participação no Núcleo. “Como deputada já venho ajudando o município, quando falamos em repasse de emendas e na criação do Núcleo, que foi algo muito importante, porque a partir do momento que mandamos uma emenda para Assistência Social, essa emenda vai atender a uma mulher vítima de alguma vulnerabilidade, quando enviamos uma emenda para a Saúde, obviamente essa mulher vai ser atendida por conta do incremento da emenda na Saúde. Então, esse trabalho já acontece e a partir de agora será um facilitador, inclusive, por conta dos dados que serão feitos pelo GISE e aí tendo esses dados, vamos conseguir encaminhar as emendas ou a eficácia das políticas públicas ou ter ideias de novas legislações que possam ser protocoladas na Alesp que vão proteger o interesse das mulheres”, disse.
Na avaliação da parlamentar, o programa garantirá mais eficácia da legislação aos direitos das mulheres. “Quando falamos que uma mulher é vulnerável, ela pode estar vulnerável economicamente, por conta de sua saúde frágil, ou por conta de uma violência doméstica. Então, são diversas vulnerabilidades e por isso a importância do Núcleo, porque ele une o trabalho das secretarias que vão cuidar dessas mulheres em cada determinada situação”, pontuou.















Adicione um comentário