O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início à reconstrução da ponte sobre o rio Tamanduateí, que caiu no dia 7 de abril, nas proximidades da avenida Antônio Cardoso, após forte chuva que atingiu a cidade. A obra custará R$ 3,9 milhões e ficará pronta até o final de outubro.
A nova ponte foi redimensionada para ser compatível com a vazão atual do Tamanduateí, com o objetivo de evitar as enchentes no local, a erosão nas margens do rio e ainda proteger as redes laterais.
Ela será mais elevada e terá um vão maior do que a estrutura que entrou em colapso. Construída há mais de 40 anos, a antiga passagem tinha um vão de 13 m, de acordo com a calha do rio na época. Já a nova ficará com 22 m, mais adequada à atual vazão do rio Tamanduateí.
Já a altura da nova ponte será cerca de 1,2 m superior à anterior, o que também facilitará a vazão do rio. As novas medidas também garantem mais segurança à estrutura, além da de motoristas e pedestres, em caso de precipitações intensas.
A reconstrução da ponte é executada pela empresa Versátil Engenharia Ltda, por meio de contrato emergencial firmado com o Semasa.