A Praça Dr. Sérgio Cyrino da Silva, na Vila Valparaíso, em Santo André, conhecida como Praça Atlântica será transformada em parque. O prefeito Paulo Serra assinou a ordem de serviço para início das obras nesta quarta (28). Entre as intervenções que serão feitas no local, está a construção de uma nova pista de skate atendendo a um antigo pedido da comunidade local. O projeto da nova pista foi feito pela empresa Overall, responsável pela obra, em conjunto com os próprios skatistas.
O projeto difere do que foi apresentado pela Prefeitura em 2018, quando foi anunciado que o local abrigaria um Centro Olímpico de Skate. A nova pista terá 992,6 m² e será construída ao lado da mini rampa, que será mantida.
“O projeto dessa região teve muitos debates e discussões. Mas já está superado. O que estamos assinando hoje é a transformação da praça em parque. Aqui, de fato, nunca teve a estrutura dos nossos parques. Hoje é um dia muito especial, de muita alegria de poder tirar essa obra do papel. Espaços como esse fazem parte da qualidade de vida que a gente deseja para nossa cidade, para nosso morador e moradora”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Maurício de Souza, andreense que frequenta a pista há mais de 30 anos, participou da elaboração do projeto da pista e afirma que é uma nova proposta, moderna e exclusiva. Maurício revela que reuniu ideias de pistas que já visitou na Califórnia. “Mesclamos o que já vivenciamos com o que já existe em um projeto único. A mini rampa vai ser mantida, porque faz parte da história da praça. A nova vai ser uma pista flow, cheia de obstáculos com transições e variações de tamanho entrando em uma área de street bem atual no que existe pelas pistas do mundo”, disse o skatista. “Este momento representa uma evolução da cena do skate em Santo André. A cidade é muito forte no skate e não tem uma pista decente”, afirma Maurício.
O skatista Eduardo Braz, que também participou da elaboração do projeto, comenta que a nova pista irá agradar todo tipo de público. “Tentamos fazer um projeto que agradasse todo mundo. É uma pista que vai agradar quem está começando e quem já é mais velho no skate. Será uma pista bem moderna”, frisou Braz.
Sobre o projeto do Centro Olímpico, o skatista afirma que esta nova pista é bem menor. “Vamos ter uma pista, isso que importa. Vamos fazer essa boa, para ser referência, para ter outras pistas de skate em Santo André, em vários bairros, para cidade receber eventos, competições e treinar novos skatistas”, continuou.
O dia foi de grande alegria para skatistas que frequentam o local há anos. “Morava no Campestre e vinha aqui só para andar na mini rampa. Sempre foi a única que tinha na cidade. A minha geração, nasci em 1974, espera por essa pista há pelo menos 30 anos”, afirma Rogério Assis, skatista andreense e frequentador do local.
“Estamos nessa luta há pelo menos 10 anos, desde que o Prefeito Paulo Serra era secretário de obras. Sempre teve uma briga pela reforma da pista. Agora chegamos nesse patamar. Já saiu obras em outras pistas como Pignatari, Ana Maria e esse ano, finalmente vai sair. Estou feliz e amarradão. Agora tem que acontecer!”, afirmou Guto Santinelli, skatista e membro da A.Clã – Associação dos Skatistas da Atlântica.
O parque também irá ganhar pista de caminhada, espaço pet, nova quadra poliesportiva, espaço pet e um parquinho revitalizado. Serão realizadas também as manutenções da academia ao ar livre e da cancha de malha e plantio de novas árvores. Todo o perímetro ainda receberá novo sistema de iluminação e câmeras de monitoramento, seguindo o padrão dos demais parques da cidade. O investimento total nessas intervenções será de quase R$ 4 milhões (R$ 3.938.516,33), custeados pelo próprio município.
A ordem de serviço foi assinada também pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazetti Filho. Outro participante do evento foi o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, já que o espaço ficará sob responsabilidade da pasta assim que terminada a obra.
“Hoje é um dia simbólico porque, fora os 11 parques que temos na cidade e as duas unidades de conservação, com a maestria do secretário Vitor Mazetti, esta praça será transformada em Parque. E será mais um sucesso, como o Guaraciaba. Será um dos mais bonitos da cidade”, afirmou Picarelli. O vice-prefeito Luiz Zacarias e vereadores também marcaram presença.
A obra deverá ser entregue entre o fim deste ano e início do ano que vem.
Fotos: Divulgação PMSA
Por Nicole Floret- 28/06/23