
Santo André completou, neste domingo (14), a entrega do Complexo Viário Santa Teresinha com a reinauguração da Praça Samuel de Castro Neves. Foi a última etapa desta que é uma das maiores obras de mobilidade da história do município do ponto de vista de investimento, infraestrutura e requalificação urbana.
“A cidade é construída com as pessoas. Em cada canto desta praça que foi entregue tem uma sugestão de um morador e de uma moradora, para usarem este espaço cada vez mais”, comemorou o prefeito Gilvan Ferreira. “A alegria e o sentimento de pertencimento da população refletem a ocupação desta área, que já ocorria semanas antes da reinauguração”, completou.
As melhorias na praça contemplaram quadra poliesportiva, campinho de futebol com gramado sintético, quadra de tênis, duas quadras de pickleball, academia ao ar livre, playground (inclusive com brinquedos adaptados), espaço pet, ciclovia, áreas de convivência com mesas e bancos, paisagismos com plantio de árvores nativas, frutíferas, palmeiras e arbustos, além da instalação de 90 postes e aproximadamente 180 luminárias de LED.
O valor investido somente na revitalização e ampliação da praça foi de R$ 4,9 milhões, como contrapartida pela execução do Complexo Santa Teresinha. “Nós impactamos milhares de andreenses com infraestrutura, mobilidade, drenagem, atividade física. E tudo isso preservando a história dessa praça”, disse o secretário de Infraestrutura e Obras, Acacio Miranda da Silva Filho.
O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira, explicou que as quadras de pickleball são inéditas na cidade, permitindo o acesso gratuito a essa prática que combina elementos de tênis, badminton e tênis de mesa. “Desejo que a comunidade aproveite. Isso foi feito com todo capricho e empenho. Fizemos em tempo recorde para que vocês usufruam”, afirmou.
A praça homenageia um médico que nasceu em Piracicaba, em 1890. Samuel de Castro Neves também foi vereador em sua cidade natal e deputado estadual. Em Santo André, teve uma importante atuação com políticas públicas na área da saúde. “É uma alegria, uma satisfação, receber essa homenagem em nome do meu avô, farmacêutico, político, médico dos pobres na cidade de Piracicaba, que é um exemplo para a nossa família”, disse o seu neto, o também médico Homero de Castro Neves.
















Adicione um comentário