Editorial

São Bernardo, 471 anos

São Bernardo completa, nesta terça (20) de agosto, 471 anos de gloriosa existência. A cidade nasceu no mesmo local onde surgiu a histórica Vila de Santo André da Borda do Campo, entre os anos de 1550 e 1560. Foi nomeada São Bernardo por causa da fazenda dos beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo Bernardo. No entorno da fazenda dos monges beneditinos surgiu o primeiro povoado em 1717. Os moradores mais antigos sempre gostam de chamar a cidade de Vila de São Bernardo, porque ainda se lembram dos bons tempos da rivalidade entre São Bernardo (batateiros) e Santo André (ceboleiros).
A presença do imigrante, majoritariamente italiano, é predominante nesse fim de século XIX e início do século XX. Com a exploração da madeira, as serrarias aparecem, registrando a tendência industrial da Vila. Desenvolve-se a indústria moveleira ao lado da têxtil. No século XX, com a construção da Represa Billings, alguns núcleos coloniais de imigrantes italianos, formados no século XIX, são atingidos por suas águas.
Em 1867, com a inauguração da Estação de Ferro, Santo André começa a se destacar econômica e politicamente, tornando-se, em 1938, a sede do município; São Bernardo torna-se distrito. Após muitas movimentações, em 1944 ocorre a emancipação político-administrativa de São Bernardo.
A Vila, por sua vez, cresceu, modificou-se e agigantou-se com o passar dos anos. Na metade da década de 1950, com a chegada das montadoras de veículos, pelas mãos do saudoso prefeito Lauro Gomes, São Bernardo foi se transformando numa metrópole. Com o aumento da entrada de impostos, o poder público municipal fez a sua parte fornecendo a infraestrutura necessária para que os moradores pudessem desfrutar de uma boa qualidade de vida e também de todos os confortos proporcionados por uma vida saudável. O crescimento, contudo, trouxe problemas.
Atualmente, como em qualquer metrópole, a população enfrenta a intensificação do congestionamento de veículos por toda cidade e, assim, piora no tempo de deslocamento entre os bairros, além de um acentuado processo de evasão industrial, iniciado no pós-pandemia, mas que, também, se tornou oportunidade para São Bernardo descobrir novas vocações econômicas, tais como nos setores de serviços, logística, redes de supermercados e até um outlet.
Em 2023, a cidade de São Bernardo subiu da 4ª para a 3ª posição no ranking das cidades que mais escoaram produtos para o mercado externo no Estado de São Paulo. O avanço foi conquistado após o município obter superávit de US$ 1,17 bilhão, registrando aumento de 11,1% em relação a 2022, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No ranking nacional, São Bernardo ficou na 10ª posição.
São Bernardo também é a maior colaboradora do Produto Interno Bruto (PIB) entre as sete cidades do ABC. Conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município aumentou sua participação em relação ao ano anterior e se destaca como a 16º maior economia do País e a 5º melhor no Estado no ano de 2021, concentrando 0,65% do PIB nacional.
Na área política, é administrada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), que está no seu segundo mandato, e colaborou na transformação da cidade nos últimos oito anos. Foi eleito pela primeira vez em 2016, conclui o primeiro mandato com alto índice de aprovação, que culminou, não só na reeleição em 2020, no primeiro turno, com 67% dos votos, mas que contribuiu, em 2018, com a eleição da esposa e primeira-dama, Carla Morando (PSDB), para deputada estadual. No segundo mandato, o prefeito conseguiu manter os níveis de aprovação do seu governo no patamar dos 70% e assim, em ano eleitoral, espera poder eleger a sobrinha e empresária Flávia Morando (União Brasil), como sua sucessora na Prefeitura para dar continuidade aos projetos e ações desenvolvidas na cidade e firmar o legado Morando em São Bernardo.
Para comemorar os 471 anos, foram programados uma série de eventos e entregas, afinal, não faltam motivos para celebrar. Parabéns, São Bernardo!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário