
Morador de São Bernardo, com renda familiar de até dois salários mínimos e sem formação em Ensino Superior, terá a possibilidade, a partir do segundo semestre deste ano, de cursar uma faculdade. A Prefeitura de São Bernardo anunciou, esta semana, a criação da Faculdade Municipal. Promessa de sua campanha, o prefeito Marcelo Lima, sancionou o projeto na quinta (13), com o intuito de fornecer ensino superior à população de baixa renda.
“A faculdade gratuita de São Bernardo faz parte do nosso plano de governo. É um dia de muita felicidade, divulgando mais um compromisso de campanha que se torna realidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Panorama do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em São Bernardo, apenas 21,36% da população tem ensino superior completo. Por meio da iniciativa, o prefeito espera formar até 2,4 mil alunos por curso, que terá duração de 2 anos.
Por meio de parceria com a iniciativa privada, a faculdade deverá oferecer, inicialmente, 200 vagas nos cursos de Logística, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Gestão Pública. A partir de 2026, a expectativa é aumentar o número de vagas para 400 e, em 2027, para mil vagas.
O ingresso à universidade se dará por meio de prova de vestibular, aplicada pela Fundação Vunesp. Estarão disponíveis cursos presenciais e de Ensino à Distância (EAD).
De acordo com o prefeito Marcelo Lima, não haverá grande impacto financeiro para à Prefeitura. O projeto se dará por meio de parceria com a iniciativa privada, que será responsável pelo corpo docente e pela atividade pedagógica. A mobília do espaço será feita pela Prefeitura. Segundo o prefeito, o grupo Ânima Educação, proprietário da Universidade São Judas Tadeu, já demonstrou interesse em assumir a faculdade.
A nova instituição irá funcionar em um imóvel da Prefeitura na Rua Marechal Deodoro,1.058, e será administrada pela Secretaria de Educação de São Bernardo.
O imóvel tem capacidade para abrigar 20 salas de aula, em três turnos. Além das aulas, os alunos terão alimentação gratuita.
Adicione um comentário