Editorial

São Bernardo completa 472 anos

São Bernardo completa 472 anos de gloriosa existência, nesta quarta (20) de agosto. A idade de São Bernardo é contada a partir de 1553, data da fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo por João Ramalho.
Em 1560, tendo se formado um bairro no entorno do colégio dos jesuítas, e estando a Vila ameaçada por ataques frequentes dos índios carijós, o Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, ordenou a transferência do povoado para as imediações do Colégio, que deu origem à São Paulo, extinguindo-se assim o povoamento original de Santo André da Borda do Campo.
No século XVII, sendo a região local de passagem as tropas carregando mercadorias, que se dirigiam do Planalto ao porto de Santos. Então, começa a se desenvolver na fazenda dos Monges Beneditinos, ao redor de uma capela por eles construída em 1717, um povoado, às margens dos Ribeirão dos Meninos, região do atual bairro Rudge Ramos. Em 1877 é instalado, nas terras desapropriadas da fazenda dos Beneditinos, o Núcleo Colonial de São Bernardo, que vai dar nova vida a Villa. Constituiu-se 15 linhas coloniais que, posteriormente, originaram os atuais bairros de São Bernardo.
Os campos vão sendo devastados, as matas derrubadas, as estradas alargadas, ruas corrigidas e calçadas, as vilas edificadas e casas construídas. O nome São Bernardo deve-se à denominação da fazenda dos Monges Beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado de 1717. Com a exploração da madeira, as serrarias aparecem, registrando a tendência industrial da Villa. Desenvolve-se a indústria moveleira ao lado da têxtil.
Apesar do desenvolvimento da sede do município (atual São Bernardo), o Bairro da Estação (Santo André), em razão da Estação de Ferro inaugurada em 1867, tem crescimento acelerado, com a implantação de várias indústrias. Assim, Santo André começa a se destacar, tornando-se, em 1938, a sede do município. O nome do município é mudado para Santo André e São Bernardo torna-se distrito. Após muitas movimentações, em 1944 ocorre a emancipação político-administrativa de São Bernardo.
São Bernardo tem uma população estimada de 840 mil habitantes e possui área de 409,532 km². O perfil da metrópole se modifica com o passar dos anos. Não é mais eminentemente industrial, pois os setores comerciais e prestação de serviços foram ocupando espaços. Diante disso, a cidade ganhou grandes redes de supermercados, modernos shoppings, restaurantes e diversos galpões logísticos.
Atualmente, o município alcançou o 3º lugar no ranking do Índice de Gestão Municipal (i-GeM), elaborado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/QualiGov). A cidade está posicionada à frente das capitais e é a primeira da lista no âmbito do Estado, pois a capital paulista aparece na 23ª colocação.
A Educação de São Bernardo também conquistou, recentemente, o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação, em reconhecimento às práticas voltadas à aprendizagem dos estudantes da rede municipal.
Para celebrar os 472 anos, a Prefeitura preparou mais de 60 eventos, entre eles, os tradicionais: desfile cívico, missa, o Baile da Cidade, além do Show de Aniversário com a cantora Ana Castela. Parabéns, São Bernardo!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário