Como uma das ações em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de São Bernardo vai disponibilizar a Unidade Móvel de Mamografia no São Bernardo Plaza Shopping (Av. Rotary, 624). O equipamento estará no estacionamento do empreendimento, ao lado do Acesso A, nos nesta sexta (6) e sábado (7) de maio, das 8h às 17h, com atendimento por livre demanda e distribuição de senhas para toda a população.
Para o prefeito Orlando Morando, a parceria permite atender também aos frequentadores do empreendimento. “Está é uma data que costuma aquecer o comércio e queremos unir esse momento aos cuidados de saúde, fundamentais em qualquer época do ano. Por isso, atendemos ao pedido do shopping para abrigar nosso equipamento de mamografia nestas datas e incentivar as mulheres a fazerem o exame”, declarou Morando.
A carreta funcionará, sem agendamento prévio, e realizará até 80 mamografias por dia, conforme capacidade do mamógrafo. Serão distribuídas 40 senhas no período da manhã e 40 senhas no período da tarde. Para realizar o exame, é necessário ser moradora de São Bernardo e apresentar documento com foto. Mulheres com até 49 anos devem comparecer com o pedido médico em mãos. Já as que estão na faixa etária de 50 a 69 anos não necessitam do pedido médico.
Gerente de Marketing do shopping, Monica Dalostto relatou a importância da conscientização dos exames de prevenção e agradeceu a oportunidade de receber a Unidade Móvel de Mamografia. “Sabemos da importância da detecção precoce do câncer de mama e queremos fazer parte da conscientização sobre o tema, por isso solicitamos a presença da carreta em nosso estacionamento. Para nós, o Dia das Mães é uma data para celebrar as mulheres e a maternidade e o cuidado faz parte deste momento”.
AÇÃO PIONEIRA – Em funcionamento no município desde outubro de 2018, o equipamento permitiu a ampliação da oferta de exames de mamografia, sem fila de espera, o que na avaliação do secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, foi um grande ganho para a Saúde da Mulher. “O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no mundo. Este foi um investimento importante para que pudéssemos realizar 4.000 mamografias mensais. Antes da carreta eram apenas 2.500. Com a rapidez do diagnóstico, o tratamento é mais eficaz e tem maiores chances de cura”, analisou.