Cidades

São Bernardo entrega 54 novas viaturas à Guarda Civil

A Prefeitura de São Bernardo entregou, na terça (5), 54 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM). São 50 veículos destinados à GCM, um para o patrulhamento do Programa Guardiã Maria da Penha, outro para a Guarda Ambiental, um para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e um para o pelotão de trânsito.

 O investimento foi de R$ 2,5 milhões, o que trará, segundo o prefeito Orlando Morando, uma economia ao município. “Toda esta frota custará menos de R$ 200 mil por mês. É provável que gastaríamos mais do que isso com manutenção para ter um monte de veículos velhos”, disse Morando.  

Segundo o secretário de segurança urbana, coronel Carlos Alberto do Santos, os guardas civis de São Bernardo se tornaram uma referência nacional. “Nossa guarda civil é uma das maiores do País, a segunda do Estado, atrás somente da capital. Nos tornamos referência para outras cidades”, afirmou o coronel.

Na ocasião, o prefeito Orlando Morando, revelou que enviará à Câmara a proposta para transformar o patrulhamento do Programa Guardiã Maria da Penha, a GCM Ambiental e de Trânsito em Lei. “Se outro prefeito vier para essa cidade e quiser acabar com isso, terá que pedir para a Câmara. São políticas públicas que avançam e nós não podemos retroceder. A nossa Romu, por exemplo, é a grande responsável pelo Programa Noite Tranquila”.

Foto: Gabriel Inamine