A Prefeitura de São Bernardo entregou, na terça (20), o Piscinão do Paço, que começou a ser construído em 2013. A conclusão da obra faz parte das festividades de aniversário de 466 anos da cidade.
Orçado originalmente em cerca de R$ 296 milhões, o reservatório terá capacidade para captar 220 milhões de m³ de água e é uma promessa para acabar com as constantes enchentes na região central da cidade ao custo final de R$ 353 milhões.
Para chegar ao piscinão, a água será conduzida por um túnel de 950 metros de extensão, 6 metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, saindo da Alameda Glória até o Paço Municipal. Em cima do piscinão há uma esplanada de 24 mil m², que poderá ser usada para realização de eventos, como shows e eventos esportivos. Para execução dos trabalhos foram utilizados 2,5 toneladas de aço e 29 mil m³ de concreto.
A obra chegou a ser paralisada na administração anterior, que tinha prazo inicial de 20 meses para conclusão.
A conclusão da obra só foi possível depois de uma auditoria realizada pelo Instituto de Pesquisas tecnológicas (IPT). O equipamento com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água auxiliará as ações de combate às enchentes no Centro da cidade.
O ato de inauguração contou com a participação da deputada estadual, Carla Morando, do secretário estadual Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Fernando Tadeu Passos e do diretor representante da CAF no Brasil, Jaime Holguín. Trabalhadores que participaram da obra acompanharam também o ato de descerramento da placa que presta homenagem a 880 profissionais que participaram da construção do equipamento.