Cidades São Bernardo

São Bernardo entrega primeira UBS referência para indígenas

UBS São Pedro II funciona na Rua Tiradentes, 1845, das 7h às 19h
(Foto: PMSBC)

A população da Vila São Pedro, em São Bernardo, recebeu a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro II, substituindo o antigo imóvel, que funcionava desde 2023 de maneira provisória. A UBS é a primeira da cidade que funciona como referência para a saúde da população indígena em contexto urbano. 

A Prefeitura de São Bernardo entregou unidade com 20 consultórios, sendo dois com banheiro para atendimento ginecológico e seis para atendimento de saúde bucal. O equipamento conta com seis equipes de saúde da família (na antiga unidade eram quatro) e quatro equipes de saúde bucal. A UBS tem com amplos espaços, auditório, salas de imunização, coleta, procedimentos, entre outras dependências, e teve mais de R$ 13 milhões em investimento.

HISTÓRICO – Lideranças indígenas de São Bernardo e do ABC participaram da entrega, classificada por elas como um momento histórico. “Sou residente de São Bernardo há 14 anos. Estou hoje com a minha filha Sara, que está comigo na luta desde que nasceu, e quero agradecer ao prefeito e dizer que é uma honra, termos essa unidade, pela qual luto há muito tempo”, afirmou Kilvane Pankararu, moradora do Bairro dos Casa. 

A cacica Jaqueline Haywã, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, liderança indígena do Grande ABC, agradeceu pelo pioneirismo. “A cidade tem 1.300 indígenas vivendo aqui e isso será muito mais do que uma UBS, mas um reconhecimento da nossa existência”, afirmou. Também estiveram presentes as lideranças indígenas Elaine Mayó, o vice-cacique Fabio Kamãk e Ãgohó Ãnkerê Pataxó, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, e Elaine Pankará.

O prefeito Marcelo Lima destacou que o equipamento entregue tem foco na prevenção e na promoção da saúde, uma unidade moderna, nova, no padrão de tudo o que tem sido entregue no seu governo. “Essa cidade mudou, agora é governada para todos que vivem aqui. E aqui na Vila São Pedro já entregamos a UPA reconstruída, mais de 70 ruas já estão sendo recapeadas, vamos ter aqui a primeira creche noturna e é assim que a gente vai fazendo uma São Bernardo cada vez mais para frente”, completou. O chefe do executivo também agradeceu aos trabalhadores da saúde. “Sem vocês, que se dedicam todos os dias, nada seria possível”, declarou.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a visão humana que o prefeito Marcelo Lima tem dado à sua gestão. “Nunca a região teve tantas entregas quando neste período de menos de um ano do prefeito Marcelo Lima, que começou abrindo as portas do Hospital de Urgência, que reconstruiu a UPA São Pedro, que hoje parece até um hospital; e agora entrega essa nova unidade, já que a outra era um remendo, para que todos sejam atendidos com dignidade”, completou.

Assessor de direção do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Antonio Carlos Bezerra esteve à frente do processo de capacitação em saúde de indígenas em contexto urbano, pelo qual passou a equipe de saúde da UBS São Pedro II. Bezerra explicou que com a demanda das lideranças por um atendimento especializado, foi procurado o Projeto Xingu, que auxiliou na estruturação da formação. “A diferença principal é o acolhimento, o respeito às diferenças culturais, às particularidades de cada etnia, e essa equipe será matriciadora, ou seja, vai capacitar outras até que toda a rede esteja preparada para atender a população indígena com o máximo de acolhimento”, concluiu.

A UBS São Pedro II funciona na Rua Tiradentes, 1845, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Participaram do evento de entrega, além do prefeito Marcelo Lima e do secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, das lideranças indígenas, a vice-prefeita Jessica Cormick, o secretário de Projetos e Obras, André Marzola, o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima e diversos vereadores e lideranças locais.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário