Uma das principais entradas de São Bernardo, que permite a ligação da Via Anchieta ao Centro pelo Complexo Tereza Delta, está reestruturada. A Prefeitura concluiu, na terça (27), com a entrega de quatro fontes luminosas, a inauguração da última etapa do pacote de obras de mobilidade urbana na região, iniciado com a duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade e que envolveu ainda a implantação da ciclovia e pista de caminhada da Avenida Francisco Prestes Maia.
O amplo projeto de transformação do local abrangeu a revitalização geral de espaços verdes e construção de quatro fontes luminosas em trecho na Avenida Newton Monteiro, próximas à altura da Avenida Brigadeiro Faria Lima. O conjunto de obras se deu de forma gradual para evitar grandes impactos no entorno. A fase anterior, de adequação do canteiro central da Prestes Maia, foi finalizada no primeiro semestre deste ano. A implementação do corredor de mobilidade teve investimento no valor de R$ 4,9 milhões.
“Mais uma etapa concluída de um grande pacote de intervenções. Aqui na região a principal obra, sem dúvida, foi a duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade. No entanto, com a ampliação da via, ficaram áreas remanescentes da obra, que foram revitalizadas e construímos quatro praças com fontes luminosas, deixando a entrada de São Bernardo com melhor fluxo para os veículos, além de proporcionar uma cidade mais bonita de se viver”, declarou o prefeito Orlando Morando.
De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, a entrega significa uma mudança estrutural do Centro. “É hoje uma outra entrada de São Bernardo, totalmente diferente do que tínhamos há oito anos. Nós valorizamos muito esse eixo. Esse é um robusto projeto de transformação e de melhorias para a mobilidade da região central de São Bernardo”, avaliou.
Além da entrega das quatro fontes luminosas, o projeto integral contemplou o plano de expansão da malha cicloviária de São Bernardo, com a construção de 1,5 quilômetro de ciclovia na Prestes Maia, desde a Rua Santa Filomena até a Rua Tiradentes.
O projeto ganhou a adequação do canteiro, execução de guias e sarjetas, implementação de área de convívio, colocação de guarda-corpo, pavimentação, pontos de paraciclo (estacionamento de bicicletas), novo paisagismo, iluminação de LED e braços duplos de luminária em toda a via.
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