Cidades São Bernardo

São Bernardo ganha Vacimóvel para expandir vacinação em lugares remotos

Veículo vai oferecer suporte para vacinações em locais mais remotos da cidade (Foto: PMSBC)

São Bernardo ganha, neste sábado (10), o Vacimóvel, veículo da Secretaria de Saúde, que é um posto itinerante de vacinação, e que foi lançado pelo prefeito Marcelo Lima, na feira da Vila São Pedro, durante o Dia D de vacinação contra a gripe.

O veículo já tem sido visto circulando pela cidade em períodos de testes e inicia, nesta próxima semana, sua missão de chegar aos locais mais distantes do município, levando imunização e proteção aos moradores.

O veículo também esteve no bairro Alvarenga. “Cidade pra frente é uma cidade onde o poder público consegue chegar em todos os lugares, especialmente naqueles onde as pessoas mais precisam”, destacou o prefeito. “O Vacimóvel é uma estratégia fundamental para isso, para que cada vez mais pessoas possam se vacinar e estar protegidas. Na saúde, prevenir é o melhor remédio”, completou.

Neste sábado, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão abertas até às 17h, para vacinar contra a gripe, contra a dengue e para atualizar a caderneta de vacinação de quem precisar da atualização.

A vacina da gripe é destinada para idosos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 40 dias), crianças de 6 meses até 5 anos, pessoas com comorbidades e deficiências, população indígena, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, da educação, do transporte coletivo, portuários, dos Correios, profissionais de segurança e das forças armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, integram o público-alvo.

COLETA DE PAPANICOLAU – Em todas as UBSs, será realizada a coleta do exame citopatológico, o papanicolau, para mulheres que já tiveram seus atendimentos agendados ao longo da semana e também para demanda espontânea. O exame visa realizar o rastreamento do câncer de colo de útero e é indicado para pessoas entre 25 e 64 anos, que não estejam menstruadas e que não tenham tido relações sexuais com penetração, usado duchas vaginais, cremes ou lubrificantes nas 72 horas que antecedem a realização do exame.

“Em todas as UBSs, nossa equipe de enfermagem está pronta para receber a população, vacinar, fazer a coleta e atuar preventivamente na saúde”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn. “É importante a gente destacar a importância do profissional de enfermagem, capacitado e preparado para esses atendimentos, e grande aliado na promoção da saúde da população”, concluiu.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário