A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo ganhará, em breve, cinco novas bases comunitárias móveis que serão adquiridas pelo município para reforçar o patrulhamento feito pela corporação. Ao todo serão investidos R$ 2 milhões na compra dos veículos, que contarão com sistemas de monitoramento e telecomunicação (vídeo-câmeras), permitindo maior cobertura e rastreamento de grandes áreas.
O anúncio foi feito, na sexta (16), pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), na companhia do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e do deputado federal, Alex Manente (Cidadania), responsável pela indicação de emenda parlamentar ao Governo do Estado de São Paulo, que será utilizada na aquisição das novas bases.
“A aquisição das bases móveis é mais uma etapa do nosso plano de renovação da frota da GCM. Quando assumimos, São Bernardo tinha cerca de 20 veículos velhos. Após amplo planejamento, adotamos o modelo de locação e agora possuímos cerca de 50 viaturas de modelos novos. Daremos mais um importante passo neste processo de renovação com a aquisição das bases móveis que possuem tecnologia de ponta, garantindo mais conforto e segurança para nossos guardas municipais”, destacou Morando.
Segundo Manente, a emenda para aquisição das bases soma-se a outros recentes investimentos destinados para cidade nas áreas da Saúde e Infraestrutura e, de modo geral, servirá para reforçar as melhorias na Segurança da cidade. “A GCM de São Bernardo está revitalizada e essa atuação do governo nos dá segurança de trazer este recurso para termos as novas bases móveis, que são fundamentais para dar agilidade aos guardas em suas operações”, pontuou.
Atualmente, a GCM conta com quatro bases móveis modelo Mercedes-Benz Sprinter. Os veículos foram entregues pelo prefeito em 2017, após remanejamento das viaturas, que antes estavam em outros departamentos.
De acordo com Carlos Alberto, as bases móveis possuem uma característica especifica de atuação. “Esses veículos nos permitem ter uma proximidade maior com a comunidade e um contato mais constante e direto com a população”.