Cidades São Bernardo

São Bernardo inicia fiscalização em postos de combustíveis

Primeira ação da Operação Posto Legal, Combustível Seguro identificou propaganda enganosa em posta da Rua Jurubatuba (Foto: PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Procon municipal, deu início no sábado (29), à operação “Posto Legal, Combustível Seguro”, ação visa fiscalizar postos de gasolina da cidade com objetivo é assegurar a transparência dos preços anunciados, evitar práticas irregulares e garantir que os consumidores não sejam lesados.

No primeiro dia da ação, que foi acompanhada pelo prefeito Marcelo Lima, foi realizada inspeção em um posto de combustível na Rua Jurubatuba, via de grande fluxo de carros na região central do município. As equipes de fiscalização identificaram divergência entre os valores exibidos nos banners de propaganda e os preços registrados na bomba de abastecimento. 

No local, a oferta indicava o litro do combustível a R$5,88, enquanto o valor efetivamente cobrado na bomba era de R$6,19. Além disso, o preço original estava apagado, caracterizando um caso de propaganda enganosa, conforme prevê o artigo 37, parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor.

“A operação Posto Legal, Combustível Seguro será um programa permanente em São Bernardo. Nossa missão é garantir que o consumidor tenha acesso a informações claras e corretas sobre os preços dos combustíveis, além de assegurar que os postos estejam operando dentro das normas. Quem trabalha dentro das regras será sempre valorizado”, afirmou Lima.

Diante da irregularidade, o posto foi autuado e notificado a corrigir imediatamente as informações de preços. A adequação inclui a retirada da placa irregular e a correção da divulgação dos valores de forma clara e precisa. Caso não cumpra a determinação, o estabelecimento poderá ser penalizado e até interditado.

A operação é uma iniciativa coordenada pelas secretarias de Segurança Pública, Justiça e Planejamento Urbano, com apoio da Câmara Municipal. As ações contam com a presença da Polícia Municipal a fim de garantir que as fiscalizações – que serão periódicas – sejam realizadas de forma segura e eficiente. 

A ação também tem o papel de verificar outros aspectos essenciais para o funcionamento regular dos postos, como a documentação necessária para operação, a qualidade do combustível ofertado e a adequação às normas urbanísticas. “Nosso objetivo é assegurar que os direitos do munícipe sejam respeitados e que qualquer prática abusiva seja coibida”, apontou Major Topalian, secretário de segurança da cidade. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário