São Bernardo ganhará uma nova obra viária.Trata-se da Avenida Marginal Ribeirão dos Couros, que irá conectar a Avenida Piraporinha até o Corredor ABD, facilitando assim o deslocamento de motoristas da região. O viário começou a ser construído, na quarta (12), no bairro Jordanópolis, próximo à divisa com Diadema, após o prefeito Orlando Morando assinar a ordem de serviço que autorizou o início dos trabalhos.
A expectativa é a de que 30 mil motoristas circulem diariamente pela nova avenida. A ordem de serviço foi realizada nas proximidades do local e contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Lima, vereadores, secretários da Administração municipal e moradores. O viário será construído às margens do Córrego Ribeirão dos Couros. A nova avenida marginal terá dois quilômetros de extensão e seis pistas de rolamento, sendo três em cada sentido, além de ciclovia. Com isso, permitirá aos motoristas ligação direta com a Estrada dos Alvarengas, Av. Robert Kennedy, Av. 31 de Março, facilitando assim a conexão entre o eixo São Bernardo e Diadema.
“Vamos criar aqui um novo eixo viário na cidade, ligando diretamente a Av.Piraporinha ao Corredor ABD, sem interferências. Com isso, além de garantir mais rapidez no deslocamento dos motoristas, vamos desafogar importantes vias da cidade com essa nova distribuição”, destacou o prefeito Orlando Morando. “A previsão é ter a obra completa concluída em até 24 meses, mas essa parte viária até o Piraporinha pretendemos entregar até o Natal de 2022”.
As obras preveem ainda a construção de dois viadutos, com 400 metros de extensão cada, no Corredor ABD, próximo à região do Extra Anchieta, visando otimizar o deslocamento para quem segue em direção aos bairros Paulicéia e Taboão. O objetivo é que com a instalação dos elevados, os semáforos da região sejam retirados, dando mais fluidez aos motoristas que passam por esta área.
Ao todo, R$ 95 milhões serão investidos na execução das obras, sendo este montante obtido por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O financiamento foi autorizado pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no mês passado.