São Bernardo acaba de ganha mais um sistema viário exclusivo para o tráfego de ônibus municipais. Trata-se do Corredor Anchieta-Imigrantes, cuja operação foi iniciada na terça (26), com a presença do prefeito Orlando Morando. Com 3 km de extensão, o novo corredor conta com percurso que inicia-se na Av. José Odorizzi, passando ainda pelo Viaduto Mamãe Clory, Viaduto Castelo Branco e pela Estrada Samuel Aizemberg.
A expectativa é de que, após o fim da pandemia do novo Coronavírus, o corredor exclusivo beneficie 8.300 passageiros que, diariamente, circulam pelas regiões do bairro Cooperativa, Conjunto Habitacional Três Marias, Jardim Nazareth, Vila Antunes, Vila Comunitária, dentre outros. Com a entrega viário, o tempo de viagem dos coletivos que circulam pela região será de 20 minutos até o Centro de São Bernardo.
“O Corredor Anchieta-Imigrantes é mais uma obra entregue que vai melhorar o sistema de transporte público, mas também o tráfego de veículos, motocicletas e caminhões, garantindo mais qualidade de vida para nossos moradores”, destacou o chefe do Executivo. “Seguimos preocupados e focados no combate ao novo Coronavírus. No entanto, neste período de pandemia, seguimos trabalhando para dar sequência no pacote de melhorias na infraestrutura de São Bernardo. O vírus vai passar. E, quando a vida voltar ao normal, a cidade estará preparada para retomar suas atividades”.
A entrega do Corredor Anchieta-Imigrantes integra pacote de melhorias no sistema viário da região que, nos últimos meses, foi contemplada com a implantação do Viaduto Castelo Branco, a duplicação da Avenida José Odorizzi e da Avenida dos Flamingos, o prolongamento da Avenida Oswaldo Fregonezi nos dois sentidos, além da duplicação da Estrada Samuel Aizemberg até a Avenida Juscelino Kubistchek. Juntas, as obras receberam investimento de mais de R$ 137 milhões.
SAMUEL AIZEMBERG – A mais recente delas foi a duplicação da Estrada Samuel Aizemberg. Importante acesso para a Rodovia dos Imigrantes, a via ganhou duas faixas de rolamento, em cada sentido, melhorando o fluxo de veículos na região próxima a indústria de balança Toledo do Brasil, fazendo conexão direta com o Complexo Castelo Branco. O alargamento da via permitiu ainda que a via passe a contar com faixas exclusivas para o transporte público.
Para entrega do corredor, a Prefeitura de São Bernardo executou ainda série de intervenções no trecho correspondente a faixa exclusiva de ônibus, tais como o alargamento da pista, o reforço do subsolo, a implantação de novas guias e sarjetas, de pontos de parada, implantação e remodelação da sinalização semafórica, paisagismo, entre outros serviços.