Cidades São Bernardo

São Bernardo já entregou mais de 7,2 mil óculos para alunos da rede municipal

Iniciativa distribuiu mais 500 unidades a alunos da rede municipal, na quinta (12) (Foto: PMSBC)

O Programa Ouvir, Ler e Aprender, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, alcançou a marca de 7.293 óculos entregues a estudantes da rede municipal de ensino, com mais 500 unidades fornecidas durante evento realizado, na quinta (12), nas dependências do Teatro Cacilda Becker, no Centro. Esta foi a primeira entrega do ano do programa, que já realizou avaliação visual e auditiva de 30.850 crianças do Ensino Fundamental.

Quem garantiu a retirada do óculos saiu bastante satisfeito do Teatro Cacilda Becker. Moradora do Centro, Maria Luisa da Silva, de 41 anos, foi buscar a unidade da filha Lívia Nicolini, 10. “Ela já usa, e por ter um grau alto, sempre é muito caro. O último custou quase R$ 2 mil. Ganhar (o óculos) da Prefeitura me ajuda muito, posso usar esse dinheiro para outras coisas que ela precisa”, afirmou a mãe.

Usando óculos pela primeira vez, Lívia Santos Oliveira, 8 anos, foi com a mãe Elaine da Suilva Santos, 36, participar do evento. “Era o modelo que eu queria”, disse a pequena. A família é moradora do Montanhão, e Elaine também agradeceu a ajuda do município. “Ela sentia muita dor de cabeça e era pela falta de óculos. Não teria condições de fazer, então foi muito bom receber gratuitamente”, declarou.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participou do evento de entrega, cumprimentou estudantes e seus familiares, e ressaltou a importância da iniciativa. “O Programa Ouvir, Ler e Aprender está dando a oportunidade para as crianças serem avaliadas e, caso haja a necessidade de um óculos, um aparelho auditivo, ela recebe de forma totalmente gratuita”, detalhou o chefe do Executivo. “São as crianças que escolhem o modelo que elas querem usar. Esse é um programa permanente, que vai continuar para a gente poder contemplar 100% das crianças que necessitam”, completou.

O secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, frisou que a criança que tem alguma dificuldade visual, a partir do momento que passa a contar com os óculos, ganha também condições de aprender. “Nossas crianças estão aprendendo mais. Temos resultados de sondagens que mostram claramente isso”, pontuou. Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, o programa é uma iniciativa consolidada e de sucesso. “O Ouvir, Ler e Aprender potencializa o projeto ‘Escola da Saúde’, que já faz avaliação das condições de saúde dos nossos estudantes, confere se a vacinação está em dia, promove escovação, restauração dentária nas próprias escolas, e essa é mais uma forma de garantir os direitos dos nossos pequenos moradores”, concluiu.

OUVIR, LER E APRENDER – Durante as visitas nas escolas, os alunos passam por avaliações visuais e auditivas, realizadas por profissionais capacitados. A ação inclui:

– Triagem visual e auditiva;

– Entrega de laudos individuais com os resultados;

– Registro em carteirinha de visão incorporada ao prontuário escolar;

– Encaminhamento para especialistas, quando necessário;

– Nos casos em que for identificada a necessidade do uso de óculos, os estudantes receberão de forma gratuita.

Além da triagem oftalmológica e auditiva, os estudantes participam de atividades educativas e preventivas que envolvem três eixos principais:

– Vacinação: verificação da situação vacinal, com destaque para a imunização contra o HPV, sendo a vacina essencial nesta faixa etária, pois protege contra o Papilomavírus Humano, voltada à prevenção de cânceres futuros e na redução da transmissão do vírus.

– Saúde Bucal: profissionais da equipe odontológica realizarão escovação supervisionada e repassarão orientações sobre higiene oral e levantamento epidemiológico para identificar a condição de saúde bucal da população atendida, possibilitando o planejamento de ações direcionadas.- Alimentação saudável: avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações nutricionais, com foco na prevenção da obesidade infantil e de doenças crônicas.