Cidades São Bernardo

São Bernardo lança nova etapa da Operação Direto ao Ponto

“São Bernardo será um exemplo, como ela é em muitas atividades, de Segurança Pública”, garantiu o prefeito


O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, lançou, nesta quinta (10), a 2ª etapa da Operação Direto ao Ponto, junto à vice-prefeita Jessica Cormick e o secretário de Segurança, Major Arley Topalian.

“Iniciamos a Operação Direto ao Ponto, que faz a união da Polícia Militar, Polícia Civil em muitos pontos. São Bernardo tem uma Guarda Civil Municipal invejável, homens e mulheres que trabalham de noite, de dia, no sol, na chuva, todos os dias da semana para atender a população”, anunciou Lima.

De acordo com o prefeito, em 75 dias de trabalho, foram realizadas 7 prisões, 142 objetos recuperados, 46 abordagens, 9 ocorrências registradas, 13.431 rondas realizadas em 730 pontos monitorados.

Segundo Marcelo, em breve, será atualizada a tecnologia do Centro de Monitoramento da cidade, que foi inaugurado no final do ano passado, e que está ultrapassada. “Com o Centro de Monitoramento estamos avançando, mas essa tecnologia já está ultrapassada, tem poucas câmeras e monitoramento perto do que a cidade necessita e perto do que os profissionais necessitam para entregar o melhor resultado. Mesmo com dificuldade financeira, já reservamos a questão orçamentária para que a secretaria de Segurança elabore o projeto de última geração, pioneiro no Estado, com tudo o que há de mais moderno no mundo”, disse.

Segundo o prefeito, em até 90 dias, será lançado o edital. “São Bernardo será um exemplo, como ela é em muitas atividades, de Segurança Pública”, garantiu.

Marcelo ainda ressaltou que é importante reforçar a integração entre os prefeitos via Consórcio Intermunicipal para que as ações, não só de Segurança, caminhem na mesma direção. “Dialogo todos os dias com todos os prefeitos da região. Estamos discutindo toda a região, porque não adianta nada fazer sozinho. Se São Bernardo avançar como vai avançar, se as demais cidades não avançarem em conjunto. É esse o interesse de ter um Consórcio unido”, enfatizou.

Topalian destacou as principais ações da Segurança nos 100 dias de governo Marcelo Lima. “Nossos primeiros 100 dias foram de muito estudo, trabalho e operações nas ruas. Essas operações já trouxeram resultados. Tínhamos problemas gravíssimos de roubos em pontos de ônibus, principalmente no momento da manhã, nas regiões periféricas. Conseguimos com os flagrantes dessa operação recuperar mais de 100 celulares que estavam nas mãos de criminosos que atacam principalmente as mulheres”, disse.  

A partir desta quinta (10), de acordo com o secretário, será realizado o monitoramento eletrônico em 59 pontos de ônibus. “Conseguimos com gestão, junto a empresa contratada colocar câmeras próximas aos pontos de ônibus e direcioná-las nos horários de pico para também fazer o monitoramento digital. São 59 pontos de ônibus, que estão sendo monitorados por essas seção nos horários de pico, ajudando e apoiando, ainda mais, os guardas que estão nas ruas, fazendo o policiamento”, revelou. “Somando-se a isso a Polícia Militar colocou 30 motocicletas a partir das 4h todos os dias”, completou Topalian.

À Folha, o prefeito revelou que irá garantir que a cidade esteja 100% monitorada até o final do seu mandato e antecipou que, além disso, haverá outras ferramentas que irão compor um projeto inovador no país para a Segurança. “É esse o compromisso que fiz com a população de São Bernardo e, é isso que vamos entregar. Não é apenas monitoramento, teremos elementos muito mais tecnológicos que vão muito além do monitoramento por câmeras. Vamos lançar em primeira mão e vai ser inovador para o país”, antecipou. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário