Cidades São Bernardo

São Bernardo lança “Tamo Junto no ENEM”, com transporte gratuito e benefícios aos estudantes

Milena Graciano, Hiroyuki Mianmi, Marcelo Lima, Renato Targino, Jussara Bezerra e Júlio César

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, lançou, nesta quinta (6), a ação “Tamo Junto no Enem- São Bernardo te apoiando na prova, te preparando para a vida”, para fornecer suporte aos estudantes moradores da cidade que irão realizar as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos domingos (9) e (16) de novembro.

A Prefeitura irá oferecer aos jovens que farão o exame, transporte público gratuito, das 8h às 20h, por meio de cadastro no site do Cartão Legal. Também haverá, em quatro pontos da cidade, (Faculdade de Direito São Bernardo, Universidade Federal do ABC, Universidade Metodista e E.E.João Ramalho), tendas de apoio aos estudantes irão encontrar psicólogos e massagistas para dar suporte completo aos alunos. Ainda serão distribuídos barra de cereal, garrafa d´água e caneta aos jovens.

“É muito importante ter um programa fundamental para apoiar aqueles que vão prestar a prova do ENEM no dia 9 e 16 de novembro para que os jovens possam fazer a prova com tranquilidade, diminuindo a dor de cabeça, o nervosismo e estar preparado para ser um futuro advogado, médico, aquilo que ele sonha tanto ser”, disse o prefeito.

Além disso, equipes da secretaria de Planejamento Urbano irão fiscalizar o entorno das escolas que estarão aplicando a prova para identificar e coibir qualquer tipo de poluição sonora, como por exemplo, exibição de jogos em bares, no horário de realização do ENEM.  

Voluntários ainda distribuirão panfletos com dicas especiais e importantes para os estudantes, tais como: começar a prova por questões que tem mais conhecimento, gerenciar o tempo de prova, ler com atenção cada enunciado, revisar o cartão de respostas, entre outros.

À Folha, o prefeito reforçou que a ação irá colaborar para motivar os estudantes que prestarão a prova. “É que a gente motive aqueles que estão inscritos no ENEM com a tranquilidade, que a Prefeitura também está apoiando, que ele tenha um ponto de apoio, se ele estiver muito nervoso, ele terá médicos preparados para atendê-lo, vai ter caneta, barrinha de cereal, água, para que ele não se preocupe com absolutamente nada neste dia, a não ser focar na prova que ele vai prestar. Não tenho dúvida que isso vai colaborar para motivar aqueles que estão indo, mas de toda essa ação que fizemos, houver um aprovado a mais do que teria, já é um sucesso”, enfatizou.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, fala à Folha sobre a ação “Tamo junto no ENEM”.

De acordo com o secretário de Educação, Júlio César da Costa, o objetivo é dar suporte aos estudantes que prestarão o exame. “Vamos proporcionar que pessoas, que passaram pela educação, seja municipal, estadual, possam entrar em uma nova etapa da vida que é ingressar na universidade. É um momento importante em que a gestão do prefeito Marcelo Lima está dedicando todas as ações para apoiar este momento seja com orientações, com transporte, com momentos de acolhimento, seja com informações, é um momento especial. Todos esses alunos são munícipes”, afirmou.

Para o secretário de Comunicação, Renato Targino, a ação corrobora o Plano de Governo do prefeito. “Desde o início o Plano de Governo do prefeito Marcelo Lima vem desempenhando bastante para que a educação seja o que é de fato, um agente transformador na vida das pessoas e isso em todos os momentos. Então, neste momento mais importante que o aluno vai escolher o que ele vai fazer para o resto da vida, nada mais justo do que a Prefeitura esteja presente”, enfatizou.

O secretário de Programas Governamentais, Hiroyuki Minami, destacou que a iniciativa é inédita no ABC. “A Educação realmente motiva a gente continuar trabalhando. Esse programa ‘Tamo Junto no ENEM’ é algo inédito que uma Prefeitura esteja preocupada com o ENEM, é uma realidade, acho muito importante que o município também se preocupe e é o aluno, o munícipe de São Bernardo, que através do ENEM vai se projetar profissionalmente”, frisou. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário