A área de 24.852,22 m², localizada na Avenida Caminho do Mar, nº 2795, no bairro do Rudge Ramos, foi colocada à venda pela Prefeitura de São Bernardo. O terreno em questão está ocupado desde 1965 pelo Departamento de Veículos e Equipamentos da Prefeitura. De acordo com o Plano de Desativação, elaborado em junho de 2022, funcionavam no local controle logístico de veículos da frota municipal, oficina mecânica para montagem de motores e lavagem de peças, borracharia, almoxarifado, escritórios, área de lavagem de veículos e armazenamento de caixões destinados ao sepultamento. De acordo com o Relatório de Avaliação Preliminar, feito pela RTA Tecnologia Ambiental, trata-se de uma Área Contaminada com Risco Confirmado (ACRi), com subsolo e água subterrânea contaminados por solventes aromáticos, Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (PAHs) e combustíveis automotivos.
O valor mínimo de venda estipulado no edital é R$ 101,18 milhões, com pagamento à vista ou em até 20 parcelas mensais. Segundo o documento, como o imóvel está inserido em Macrozona Urbana Consolidada (MUC), classificada como Empresarial Restritiva 1, o uso residencial não é permitido.
Os envelopes com as propostas comerciais foram entregues à Prefeitura, na sexta (31) de março. O vencedor deverá se responsabilizar e assumir as condições ambientais junto à CETESB, de modo a efetuar por sua conta e risco toda e qualquer descontaminação existente na área.
Foto: Marco Aurélio Zerlin
Por Nicole Floret – 01/04/23