Cidades São Bernardo

São Bernardo promove Operação Força Total

Tenente-Coronel PM Carvalho, Jessica Cormick, Major Arley Topalian e Eduardo dos Santos

A prefeita em exercício de São Bernardo, Jessica Cormick, acompanhou, nesta tarde de sexta (5), a saída da Operação Força Total, ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, no Paço Municipal.

Ao todo são 51 viaturas e 133 agentes que irão percorrer os bairros de maior incidência de crimes do município.

“São nessas saídas de operação que vamos afinando e fazendo naqueles dias e horários que têm uma maior possibilidade de incidência criminal. Então, vamos fazer a ostensividade junto com a Polícia Civil, que faz a parte de investigação. Os nossos números demonstraram, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a redução significativa nos seis primeiros meses do ano”, explica o Major Arley Topalian, secretário de Segurança Urbana de São Bernardo.

De acordo com Topalian, os últimos dados, de julho, apontam que a cidade também manteve a diminuição dos principais indicadores criminais. “Porém, a diminuição do indicador não quer dizer que ele não exista, por isso nosso trabalho não para”, garante.

Apesar disso, o Tenente-Coronel PM Carvalho revela que os roubos ainda são os que “mais tiram a paz” do munícipe. “Esse é o nosso foco principal. Isso é o que assusta o cidadão e leva traumas e o que a gente mais combate”, diz.

Também haverá a Operação Direção Segura, em São Bernardo, a partir desta sexta (5). “Outro grande problema, principalmente, aos finais de semana, são os motoristas dirigindo alcoolizados. Já adianto que, nesta noite de sexta (5), estaremos fazendo a Operação Direção Segura em São Bernardo, em conjunto com o Detran”, conta.

BAIRROS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE CRIMES

OTenente-Coronel PM Carvalho esclareceu à Folha, queopoliciamento é dividido, após a saída do Paço, nas diversas companhias que pertencem ao 6º Batalhão: “Focamos nos bairros com maior incidência criminal da última semana. Estudamos os Boletins de Ocorrência (BOs) onde aconteceram mais crimes, as viaturas se direcionam. Na área da 2ª Cia, as viaturas estão dirigidas para o Rudge Ramos, na área do Batistini e Alvarenga, também, porque ocorreram problemas na última semana”.

Carvalho disse que no Centro, o foco, no horário comercial, é a Rua Marechal Deodoro e o eixo comercial. “Já às 18h, 19h, a gente remaneja, com a diminuição do público flutuante da área central, para os bairros onde as pessoas estão chegando em casa”, acrescentou.

SP MOBILE

Na terça (2), aSecretaria da Segurança Pública de São Paulo começou a notificar, cerca de 700 pessoas que estão em posse de um celular com restrição criminal. Trata-se de uma nova fase do Programa SP Mobile, que também prevê a realização de diligências em diversos endereços do Estado, inclusive no ABC. O objetivo é recuperar os aparelhos que foram roubados ou furtados, mas que voltaram a ser ativados por terceiros, a maioria sem saber da procedência ilícita.

Questionado sobre quantos aparelhos deste total estão localizados em São Bernardo, o secretário Topalian revelou à Folha, que ainda não possui os números, porém, assim que forem revelados, irá anunciá-los.

O Major destacou a importância do programa. “Visando identificar muitas vezes a pessoa que compra o celular, senão ela pode responder por interceptação, porque é feito um boletim de ocorrência do proprietário passando os dados. Para receber do retorno para esses proprietários que tiveram o seu bem subtraído e, hoje, o celular é praticamente a carteira, dados de saúde, todas as informações do cidadão. Então, é muito importante  fazer com que esses aparelhos voltem para as vítimas”, destacou. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário