Esportes

São Bernardo realiza seletiva no Centro de Excelência de Judô

Evento reuniu judocas de cinco Estados na disputa por vagas destinadas a atletas graduados de até 21 anos; resultado sai em 29 de dezembro

Ao longo dos dias 20 e 21 de novembro, os atletas participaram de uma imersão com quatro treinos divididos em dois períodos
(Foto: PMSBC)

O sonho de chegar à seleção brasileira e, quem sabe, a uma Olimpíada, trouxe 90 jovens ao Centro de Excelência de Judô de São Bernardo, instalado no Complexo da Arena Caixa, na Vila do Tanque. Entre eles, dois atletas que cruzaram o país vindos de Palmas (TO) e Anápolis (GO) exclusivamente para disputar uma vaga no programa.

Aos 15 anos, Pedro Henrique treina judô há apenas três, e mantém metas ambiciosas. “Perto desse pessoal aqui, eu treino há pouco tempo. Comecei com 12 anos. Sempre vi o judô paulista muito forte e minha força de vontade me trouxe aqui. Quero desenvolver meu treino, evoluir”, contou.

Longe da mãe e dos irmãos, que estão a quase 2 mil quilômetros, a saudade aperta, mas nada que abale o foco. “Cheguei no centro e deu um frio na barriga: tudo muito grande, novo. Fico feliz em ver onde a minha determinação me trouxe”.

Jullia Catunda, de 14 anos, percorreu quase mil quilômetros desde Anápolis, Goiás, com outros quatro atletas para buscar uma vaga no Centro de Excelência. “Estou muito feliz por essa oportunidade, em estar aqui em São Bernardo em busca do meu sonho de ser atleta olímpica. Espero passar na seletiva e treinar forte”, afirmou.

O pai de Jullia, Hilberto Fernandes Catunda, acompanhou o grupo. A emoção veio ao ver a reação da filha ao entrar no dojô. “Ela veio o caminho todo calada. Mas quando entrou aqui, os olhos brilharam. A felicidade dela é o que me motiva a investir, acompanhar e apoiar esse sonho de, quem sabe, ser uma campeã olímpica”.

Para o supervisor da modalidade em São Bernardo, Carlos Hayashida, a presença de atletas de diversos estados evidencia a força do judô local. “Eles sabem que aqui encontram uma estrutura de primeiro mundo, não só no Centro de Excelência, que é uma parceria com o Governo do Estado, mas em todo o complexo da Arena Caixa, com atendimento médico, fisioterapia e psicologia”.

A SELETIVA – Ao longo dos dias 20 e 21 de novembro, os atletas participaram de uma imersão com quatro treinos divididos em dois períodos, avaliações conduzidas pelos sensei, além de refeições e descanso no próprio complexo.  Serão admitidos no Centro de Treinamento, judocas nascidos entre 2006 e 2011, das categorias sub-18 e sub-21, com graduação mínima de faixa roxa (masculino) e verde (feminino). O resultado final será divulgado em 29 de dezembro.

“Não existe muita matemática para avaliar um atleta. Não é quem luta em menos tempo. São considerados aspectos técnicos, desempenho e vontade”, explicou o coordenador técnico do Centro de Excelência e medalhista olímpico Henrique Guimarães.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário