
Um dos eventos mais atrativos ao turismo da cidade está de volta: o Festival do Cambuci chega à sua 7ª edição neste sábado e domingo (dias 12 e 13 de abril), no tradicional Parque Engenheiro Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos. Das 9h30 às 20h, o espaço se transformará em um grande ponto de encontro para as famílias, com muita cultura, gastronomia e atrações gratuitas.
Promovido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, o festival tem como protagonista o cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica e símbolo da região. Com aroma marcante e sabor levemente ácido, o cambuci será o ingrediente principal de mais de 50 produtos diferentes, vendidos na já famosa feirinha do cambuci: sucos, sorvetes, bolos, doces, molhos, conservas, cachaça, licor e muito mais.
“São Bernardo tem uma vocação natural para o turismo sustentável, e o Festival do Cambuci é um exemplo disso: reúne natureza, produção local, gastronomia, cultura e geração de renda em um evento que já entrou para o calendário da cidade. É um orgulho ver nossa população valorizando esse fruto típico da nossa região”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
O evento terá também uma feirinha de artesanato, reunindo empreendedores locais, com destaque para representantes da região do Pós-Balsa, área da cidade onde o cambuci é encontrado com fartura. Entidades ligadas ao Fundo Social de Solidariedade também marcam presença, reforçando o caráter solidário do festival.
“Nosso objetivo com o festival é valorizar o turismo de base comunitária, promovendo o empreendedorismo, incentivando a cultura regional e movimentando a economia local. A cada ano, conseguimos ampliar o impacto do evento, levando renda e visibilidade a quem produz e trabalha com o cambuci”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi.
Outro atrativo do festival é a praça de alimentação temática, com uma grande variedade de pratos, desde os mais tradicionais – como pastel e cachorro-quente – até opções da culinária árabe, japonesa e italiana. Todos os alimentos vendidos devem trazer, ao menos, um toque do cambuci em caldas, molhos, coberturas ou recheios.
Na área cultural, o destaque é a animada tenda do cambuci, um espaço coberto com 600 lugares e palco de 12 metros de largura, que receberá mais de 20 apresentações artísticas nos dois dias de evento. A programação é formada por escolas, academias de artes marciais, grupos de música, dança e balé. A expectativa da organização é reunir mais de 1.000 artistas no palco e repetir o sucesso de público da edição anterior, com cerca de 17 mil visitantes.
“Na condição de Município de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo, eventos desse porte são fundamentais para fortalecer a imagem de São Bernardo como destino sustentável, cultural e acolhedor. O cambuci é o nosso fruto símbolo e deve ser celebrado com orgulho, alegria e responsabilidade”, salientou o diretor do Departamento de Turismo e Eventos, Fernando Bonisio.
Com entrada gratuita, o Festival do Cambuci reforça o compromisso da gestão em valorizar as raízes locais, gerar oportunidades e oferecer entretenimento de qualidade para todas as idades.
A 7ª edição do Festival do Cambucí potencializa ainda mais a valorização de São Bernardo aos grandes eventos. Cabe lembrar que a cidade integra o elenco de Municípios de Interesse Turístico do Estado, além de estar presente no Mapa do Turismo Brasileiro (MTUR).
Foto: Divulgação
Adicione um comentário