
A Prefeitura de São Bernardo recebeu repasse no valor de R$ 50 milhões do Estado para investimentos na Atenção Básica, conforme publicação formalizada, na terça (16) de setembro, do Diário Oficial do Estado. O recurso havia sido anunciado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante evento no Hospital Mário Covas, no final de agosto. Na ocasião, foi assinado o repasse de R$ 150 milhões para as cidades do ABC, cabendo à São Bernardo, o município mais populoso, a maior parte do montante.
O recurso será aplicado nas ações de prevenção e promoção de saúde, realizadas pelas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, dentro das linhas de cuidados para mulheres, gestantes, crianças e adolescentes e idosos. “A Atenção Básica é o cérebro da saúde pública, uma vez que quando as coisas funcionam bem nas UBSs, todos os outros serviços não são sobrecarregados”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn.
O secretário ressaltou que esse recurso é fundamental para manter a regularidade do funcionamento dos serviços de saúde do município e contribuirá no alcance de metas assistenciais. “O cuidado dos pacientes diabéticos, hipertensos, os grupos de práticas corporais, as consultas com os médicos de saúde da família, as consultas de enfermagem, todo esse conjunto de ações são focadas na promoção de saúde e na prevenção, com capacidade de solucionar até 75% das queixas dos moradores”, completou o secretário.
Adicione um comentário