Negócios

São Bernardo seleciona 20 projetos para incubadora tecnológica

A Prefeitura de São Bernardo divulgou os 20 grupos vencedores da 1ª chamada pública para inscrição de projetos de inovação tecnológica e mercadológica, que serão pré-incubados no Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec), localizado no bairro Baeta Neves. A relação das idéias vencedoras foi publicada no jornal Notícias do Município (NM), veículo oficial da Administração municipal.

Dos 24 projetos finalistas, foram considerados aptos para serem incubadas as propostas: Meu remédio, Monitoramento de temperatura durante o transporte de amostra biológica, Znap Travel, O melhor da Terra, You feedback, Tilaws, Zona Azul inteligente, My city, Oficinas laborativas em corporações inclusivas, Idtec, I9 Coleta, Inova Mauá, Amor em leite, TV cidadão, Saúde integrada, Análise de falhas por modelos matemáticos, Sistema integrado de produção de energia sustentável, Mapeamento industrial, Orienta Bernô e Cyberno.

As idéias foram selecionadas após análise de grupo técnico de jurados, formado por professores universitários e empresários. Foram levados em consideração a viabilidade mercadológica, grau de inovação, demanda, entre outros conceitos. A apresentação dos projetos para avaliação do júri aconteceu no último dia 22, no Teatro Abílio Pereira de Almeida. Na ocasião, dois projetos inscritos não compareceram e foram automaticamente eliminados.

“Sabemos como é difícil empreender em meio a um cenário de instabilidade econômica, por isso estamos atuando para ajudar e impulsionar novos negócios, por meio desta ação. Quem sabe poderemos ter um pequeno Vale do Silício na cidade, com produção de tecnologia e inovação, que agregue ainda mais valor ao que é produzido localmente. Parabéns aos selecionados e boa sorte do desenvolvimento de seus projetos”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, os projetos exitosos terão como compromisso se firmarem em São Bernardo, como forma de alavancar o pólo tecnológico e o desenvolvimento da cidade. “Hoje, a produção de idéias está sendo observada de perto por empresas. Tenho certeza de que estes 20 projetos serão trabalhados e bem aproveitados, para que todos saiam daqui bem-sucedidos. Vale lembrar que existem empresas que iniciaram suas atividades em projetos semelhantes a este e que hoje valem milhões de dólares”, afirmou Minami.

Entre os projetos selecionados está o Amor em Leite, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso por alunas do ensino técnico da ETE Jorge Street, de São Caetano, que propõe a criação de um aplicativo para intermediar a doação de mães lactantes aos bancos de leite.

“Nosso projeto é um aplicativo que visa ser uma ponte entre as mães doadoras de leite e os bancos de leite, inicialmente em São Bernardo. Além do aplicativo, queremos informatizar os formulários dos bancos de leite, desde o cadastro das mães, até o sistema de controle do leite”, explica a aluna de 16 anos, Giulia Maia Costa. O grupo também é formado pela adolescente Emanuele de Araújo Alves e pelas irmãs Gabriela Bendinskas Goronoski e Giovana Bendinskas Goronoski.

Outra idéia de inovação vencedora do processo de seleção foi a I9 Coleta, que propõe soluções para o descarte correto de materiais recicláveis. “A I9 Coleta desenvolveu uma metodologia no qual o usuário residencial que utiliza materiais recicláveis, como Tetra Pak, garrafas Pet e outros, possa acionar um aplicativo para coleta do material em troca de pontos, que podem ser trocados por produtos em uma rede de parceiros”, explicou o engenheiro e um dos idealizadores do projeto, Luiz Henrique Carmo, de 41 anos. A idéia também é de autoria do engenheiro Rubens Lima da Silva, de 37 anos. De acordo com os criadores, há modelos semelhantes à proposta já utilizados em outros países, como Alemanha.