Negócios

São Bernardo terá o segundo maior Sesc do ABC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado do diretor regional do Sesc, Luiz Galina, e diretores do Sesc, vistoriou as obras do novo Sesc São Bernardo, que está sendo construído em parte do terreno que abriga os Estúdios e Pavilhões Vera Cruz, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, no Jardim do Mar.

Este será o segundo maior Sesc do ABC e terá 28 mil m² de área construída e outros 20 mil m² de área descoberta. Terá capacidade para atender 4 mil pessoas por dia e irá oferecer uma ampla estrutura de esporte e lazer à população de São Bernardo. O equipamento terá conjunto aquático com piscinas coberta e descoberta, ginásio poliesportivo, área para exposições, restaurante com capacidade para servir 1,2 mil refeições por dia, biblioteca, teatro com 400 lugares e clínica odontológica, totalizando um investimento de cerca de R$ 280 milhões. O ponto alto do projeto é o teatro, que foi desenhado pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

De acordo com o diretor regional do Sesc no Estado Paulista, Luiz Galina, há anos o Sesc procurava uma área em São Bernardo. “Tentamos durante várias gestões e o que a Prefeitura nos oferecia como alternativa eram terrenos longe do Centro da cidade ou sem topografia adequada. Nessa procura, recebemos a oferta do atual prefeito Orlando Morando, convidando o Sesc a instalar sua unidade ao lado do Pavilhão Vera Cruz”, afirma Galina.

O diretor ressaltou que a cidade sempre foi prioridade do Sesc. “Pelo tamanho da sua população, pela importância da atividade comercial e de serviços, São Bernardo sempre esteve na nossa lista de prioridades e agora nós realizamos esse sonho de construirmos e, daqui 3 ou 4 anos, estarmos aqui operando essa unidade, um centro cultural e esportivo que tem na sua marca o projeto da Lina Bo Bardi que projetou o teatro, que nós vamos mantê-lo. Para nós é uma satisfação muito grande estarmos aqui”, revelou.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a chegada do Sesc no município irá resgatar e valorizar o Centro da cidade. “Esta obra resgata e valoriza o Centro de São Bernardo. Havia obra inacabada e terrenos vazios numa região nobre da cidade. Isso deixa claro que aonde tiver demanda, os terrenos públicos serão sempre utilizados para aquilo que é de interesse público. Agora terreno ocioso que não tiver demanda a Prefeitura tem obrigação de disponibilizar. Já entregamos a Fabrica de Cultura e agora essa obra importante do Sesc que abrilhanta o nosso Centro e resgata o nosso Vera Cruz e valoriza esse quadrilátero. Já temos a Cidade das Crianças, Faculdade de Direito, Escola Estadual e agora esse importante equipamento, que é o Sesc”, afirmou Morando.

“Vamos caprichar nessa obra, com uma arquitetura muito bem feita, porque para nós, tanto a arquitetura, como a qualidade da construção são elementos importantes e educativos. Fazemos sempre o melhor para o trabalhador, porque isso é educativo, sempre fazer o melhor. Além do que, fazer o melhor e usar o melhor material para a construção também é mais econômico a longo prazo. Com um bom material usado na construção, esperamos que esteja em bom estado de conservação daqui 50 anos, pelo menos”, completou Galina.

O equipamento deve ser entregue à população em 2027.

 

Foto: Folha do ABC 

Por Nicole Floret – 03/06/2024