
(Foto: PMSBC)
A Prefeitura de São Bernardo participou da “Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”, promovida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre 28 e 30 de julho, em Brasília. Representado pelo secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, o município participou dos debates nos dias 29 e 30 e encaminhou a solicitação formal de liberação para mais um trecho da Faixa Azul: a Avenida Eng. Otávio Manente, com cerca de 4 km de extensão.
Na agenda, foi solicitada a liberação da sinalização para essa via estratégica, que fará a conexão entre as faixas exclusivas da Avenida Lions e da Avenida Robert Kennedy — esta última já havia sido aprovada anteriormente, em julho. A Avenida Lions e a Avenida 31 de Março já contam com a Faixa Azul implantada, e a nova liberação representa a consolidação de um Corredor Azul de Mobilidade, integrando diferentes regiões da cidade e aumentando a segurança dos motociclistas. Município chegará à marca de aproximadamente 17 quilômetros com a conclusão de mais essa etapa.
Segundo o prefeito Marcelo Lima, a Faixa Azul é um exemplo de ação prática que salva vidas e melhora a qualidade do trânsito. “O sucesso da Faixa Azul na Avenida Lions nos motivou a levar essa sinalização para outros pontos estratégicos da cidade. Trata-se de uma medida que vem dando resultados concretos: organiza o trânsito, protege motociclistas e impacta positivamente toda a dinâmica urbana. Estamos ampliando com responsabilidade, planejamento e apoio técnico, sempre priorizando a segurança da nossa população.”
As vias escolhidas seguem critérios técnicos de tráfego e conectividade urbana. A Avenida Robert Kennedy, por exemplo, registra elevado fluxo de motocicletas, com média de 4.733 motos por dia, chegando a 300 por hora nos horários de pico. Além disso, funciona como importante elo viário entre as rodovias Anchieta e Imigrantes, conectando São Bernardo às cidades de São Paulo e Diadema.
Já a Avenida Eng. Otávio Manente será responsável por ligar a região da Avenida Piraporinha ao Corredor ABD, funcionando como uma alternativa viária à Via Anchieta. Estudos de viabilidade indicam a possibilidade de implantação de 2,69 km de Faixa Azul por sentido.
Durante a conferência em Brasília, São Bernardo teve a oportunidade de compartilhar os resultados obtidos com a Faixa Azul já existente. Implantado inicialmente na Avenida Lions, neste ano, o modelo tem se mostrado eficaz para a redução de acidentes, fluidez no trânsito e maior segurança para os usuários. Em São Bernardo, a frota de motocicletas é estimada em 85.488 veículos, e 52% dos acidentes de trânsito registrados em 2023 envolveram motos. Os dados revelam ainda que 86% das vítimas de trânsito são motociclistas, o que reforça a urgência de políticas públicas voltadas à segurança viária. A expansão será acompanhada por monitoramento contínuo dos principais indicadores, como número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados serão encaminhados trimestralmente ao Ministério dos Transportes, dentro do escopo do projeto-piloto autorizado até março de 2026.
Adicione um comentário