
A Prefeitura de São Bernardo promove das 8h às 17h15 no próximo dia 15 de junho (domingo), na Câmara, a 5ª edição da Conferência Municipal da Cidade, etapa que precede as conferências estaduais e nacional e considerada fundamental no processo de construção de políticas públicas e organização do município, com foco no desenvolvimento urbano sustentável. O evento, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, volta a ser realizado em São Bernardo após hiato de nove anos e abre espaço para que moradores, entidades, movimentos sociais e poder público possam debater, consolidar e apresentar sugestões que possam apontar caminhos para o futuro da cidade.
A realização da Conferência Municipal tem como objetivo justamente sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades do Estado, bem como das regiões metropolitanas. A proposta visa também abrir espaço à participação popular dos diversos segmentos da sociedade para a formulação de proposições sobre as formas de execução das políticas Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.
“Estamos fazendo um governo ouvindo a população, entidades, vereadores e outros segmentos para juntos construirmos as políticas públicas para fazer de São Bernardo uma cidade melhor para todos. Desde o início da gestão, temos dialogado com todos, porque o diálogo é a base dos acertos. Assim, nosso governo não podia fugir à responsabilidade de organizar a Conferência da Cidade, instrumento importante na discussão do que queremos para nosso município”, pontuou o prefeito Marcelo Lima.
Além dos debates em torno de propostas, o encontro do próximo dia 15 de junho elegerá delegados à 7ª Conferência das Cidades Paulistas, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho de 2025, onde serão discutidas sugestões de todos os municípios do Estado e elencadas quais serão levadas à Conferência Nacional, em outubro. O tema da Conferência Municipal será “Construindo a Política Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
EIXOS – O tema deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar as diferentes políticas urbanas de maneira transversal e incorporar a formulação de questões locais e regionais, por meio de cinco eixos temáticos: Urbanismo e Habitação, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social. Não por acaso e diante da situação de eventos extremos que têm assolado o mundo, a Conferência foi inserida no ‘Junho Verde’, programação especial dedicada ao meio ambiente.
Serviço:
5ª edição da Conferência Municipal da Cidade
Local: Câmara Municipal de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini, Centro)
8h-9h – Credenciamento
9h-9h30 – Mesa de abertura
9h30-10h15 – Leitura e aprovação do Regimento
10h15-11h – Painel com especialista
11h-11h30 – Informes e orientações para a discussão por eixos
11h30-13h00 – Pausa para almoço
13h-15h – Discussão por Eixos Temáticos
15h-16h – Apresentação e votação das propostas
16h-16h15 – Apresentação e votação de moções, se houver
16h15-17h15 – Escolha dos delegados
Adicione um comentário