Cidades São Caetano

São Caetano entrega EMEI Carmela Galati e EMEF Santina L.Auricchio

Centro educacional recebeu investimento de R$ 74,6 milhões (Foto: PMSCS)

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, acompanhado do secretário de Educação, Fabiano Augusto João, entregou, nesta segunda (4), a EMEI Carmela Galati e a EMEF Santina Lorenzini Auricchio, localizadas na Rua Justino Paixão, no bairro Mauá. O centro educacional é formado pelas duas unidades de ensino e recebeu investimento de R$ 74,6 milhões.

De acordo com Tite, a obra havia sido entregue em dezembro de 2024, mas faltava a finalização.  “Agora, a escola está entregue. A gente ficou, nestes últimos sete meses, preparando todas as coisas que faltavam, porque ela foi inaugurada de maneira incompleta e, agora, a gente está entregando tudo o que faltava”, disse.

À Folha, o prefeito revelou o que faltava. “Ficou faltando o prédio que fica no meio das duas escolas, que é o teatro, faltou a quadra, todo o mobiliário e a cozinha. Fizemos uma adaptação porque no projeto inicial as crianças ficavam muito expostas. Fizemos para proteger um pouco, também”, contou. “Também fizemos as salas ambientes do andar de baixo, elevador, os vidros de todos os andares”, completou Fabiano.

Na ocasião, Campanella agradeceu aos pais dos alunos egressos da EMEF Elvira Paolilo Braido, pois a unidade irá virar um centro esportivo e cultural para atividades extracurriculares e as crianças estavam, temporariamente, acolhidas no Colégio USCS.

A diretora do Complexo, Katia Cruz, agradeceu o prefeito e a USCS. “Agradeço o empenho que teve em terminar essa escola, porque essa comunidade merece esse lindo prédio. Temos muito a agradecer o pessoal da USCS que foi parceiro durante esses anos. Todos os setores da USCS acolheram a gente e fizeram o máximo que podiam por nós”, afirmou.

O complexo está localizado em um terreno com aproximadamente 4.700 m² de área, dividido em três blocos com coberturas projetadas para terem placas fotovoltaicas e de aquecimento de água por energia solar, em um conceito de sustentabilidade. Em período integral, serão atendidos 200 alunos da Educação Infantil e 450 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º).

O espaço ainda conta com auditório de 200 lugares, quadra poliesportiva com arquibancada e vestiários, salas para oficinas, ateliê, observatório, estúdio de gravação e centro de difusão científica, tecnológica e cultural.

O secretário de Educação garantiu que o processo de revitalização das 68 escolas municipais da cidade é constante. “Estamos o tempo todo fazendo reformas e ajustes nas escolas. Isso é permanente. Tivemos algumas intervenções na EMI Antônia Capovilla Tortorello, fizemos pinturas em 6 ou 7 escolas nas férias. Estamos fazendo reparos também e para o ano que vem temos duas escolas que estão propostas para, a partir de janeiro, iniciarmos o processo de revitalização, uma delas será a Antônia Capovilla Tortorello”, adiantou. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário