São Caetano completa 69 anos de autonomia político-administrativa, nesta terça (24). A comemoração começou, no sábado (21), com homenagens a 69 personalidades da cidade, que receberam a Medalha dos Autonomistas, homenagem que faz parte da Semana dos Autonomistas. O evento, realizado no Salão Nobre Professor Roberto Manzano, na Câmara Municipal, foi organizado pelo Legislativo e contou com apoio direto do Executivo.
A Mesa de Honra foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo, e sua esposa Caroline Manfrim Mielo, do prefeito José Auricchio Júnior e a primeira-dama Denise Auricchio, do diretor da Fundação Pró-Memória Charly Farid Cury e do autonomista e presidente do GAMA (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista) Ivo Pellegrino, filho do primeiro prefeito de São Caetano do Sul Ângelo Raphael Pellegrino.
“Este ano de 2017 é ainda mais importante porque além de comemorarmos os 69 anos da autonomia político-administrativa de São Caetano, também comemoramos os 300 anos da chegada dos monges beneditinos em terras do ABC e que, sem dúvida, tiveram e têm grande importância na história do nosso município”, destacou José Auricchio Júnior.
O chefe do Executivo lembrou, ainda, de que o Movimento Autonomista teve início bem antes de 1948. “Com a permissão do amigo historiador Ademir Medici, inclusive um dos homenageados de hoje, é importante lembrarmos que a ideia autonomista já tinha início desde a década de 1920, mas que realmente só teve prosseguimento após a Carta Constituinte de São Paulo, em 1947, que legitimou os plebiscitos no Estado e foi através de um plebiscito, após todos os esforços do grupo de 95 heróis autonomistas, que em 24 de outubro de 1948 acontecia a autonomia político-administrativa da nossa São Caetano”, complementou Auricchio.
A Medalha dos Autonomistas foi instituída em 1997, pelo então vereador Gérsio Sartori, para homenagear os líderes autonomistas e alterada pelo presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo, que instituiu a sessão solene, realizada neste sábado. Estiveram presentes cinco dos autonomistas ainda vivos: Desirèe Malateaux Neto, Ettore Dal’Mas, Mario Porfirio Rodrigues, Nelson Infanti, representado pela filha Luciana Infanti e Mario Dal’Mas, que aos 94 anos recitou um belo poema em homenagem ao Movimento Autonomista.
HOMENAGEADOS- Entre os homenageados com a Medalha dos Autonomistas estiveram personalidades que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do município, além de terem embutido esse espírito de liderança que foi tão marcante naqueles que promoveram a autonomia de São Caetano.
Entre os homenageados estiveram advogados, comerciantes, empresários, ex-vereadores, secretários, prefeitos, médicos, dentistas, empreendedores, pároco e militares entre outros. Segue abaixo os nomes dos homenageados:
Ademir Medici
Adilson Paulo Dias
Anderson Luiz de Almeida Penteado
Antonio Carlos Henriques
Antonio Carlos Palandri Chagas
Beatriz de Carvalho Alves
Benedito Carlos de Oliveira Junior
Celso Amancio
Claudia Aloia
Cláudio Demambro
Claudio Hiroshi Takata
Dagoberto Jeronimo do Nascimento
Dionizio Lozano Rubio
Edson Luiz Cruzero
Eduardo Aparecido Errera Garcia
Eduardo Cardoso de Almeida Castanheira
Eduardo Di Gennaro
Fernando Trincado Simon
Francisco Candido Gouveia
Gersio Sartori
Glaucia Cileide Damaris Uliana
Irma Piratelo de Souza
Isaac Ramiris Zetune
João da Costa Faria
João Francisco Martin
João José Dario
Joaquim Pratas da Costa Filho
José Augusto da Silva
José de Almeida Filho (in memorian)
José de Souza Martins
Julio Abdala Calil
Juventino Figueira Borges
Lázaro Roberto Leão
Leandro Campi Prearo
Luis Antonio Moretto
Luiz Carlos Martins Buosi
Luiz Emiliani
Marisa Catalão de Carvalho Campozana
Mauro Russo
Miguel Parentes Dias
Milton Tutia
Moacyr Antonio Ferreira Rodrigues
Murilo Cervi
Nelson Antonio Braido
Nereide Martins Castaldelli
Nicola Greco Nascimento
Odair Gardin
Oliveira Luiz de França
Osvaldo Luiz Padovan
Paulo Higino Bottura Ramos
Paulo Hoffman
Paulo Nunes Pinheiro
Paulo Sérgio Garcia
Ramis Sayar
Reinaldo Alberto Perez
Ricardo Leal Nunes
Rodrigo Rocco Razuk Maluf
Rosa Maria Riera
Silvio Augusto Minciotti
Tania Bertassoli
Thiago Bianchi D’auria
Valdecir Jorge Aparecido Leonardo
Vildner de Santis
Walter Estevam Junior
Walter Figueira Júnior
Wanderson Cintra Silva