O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, acompanhado do diretor da concessionária do transporte municipal, VIPE (Viação Padre Eustáquio), Carlos Henrique Silveira, e do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), entregou, na quinta (20), nove ônibus 0km para a frota pública.
“São nove novos veículos com o mesmo padrão que estabelecemos no Tarifa Zero, que são carros modernos, do ponto de vista de sustentabilidade, de emissão de gás carbônico e, fundamentalmente, com ar-condicionado, wi-fi. São veículos que têm uma economia interna diferenciada, acomodando um número maior de passageiros, que também atende as demandas do Tarifa Zero”, explica Auricchio.
De acordo com o diretor da VIPE, com os novos veículos a frota conta com 63 ônibus. “Saímos de 42 veículos operacionais e aos poucos estamos reestruturando a frota. Agora, chegaram mais 9 carros novos. Hoje, são 57 carros operacionais com 6 reservas, totalizando 63 carros. Esses carros são maiores, com 12,5m para dar mais conforto à população, além do ar-condicionado mais moderno, o sistema Euro 6”, revela Carlos Henrique.
Após a implantação do programa Tarifa Zero, a demanda de passageiros da cidade aumentou. Atualmente, a demanda média é de 72 mil passageiros por dia, chegando a picos de até 74 mil. Antes do Tarifa Zero, a média era de 22 mil passageiros por dia.
Os novos ônibus contam com suspensão a ar, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis (celulares), iluminação interna, itinerários eletrônicos em LED e GPS. Também possuem bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, elevador para cadeirantes e espaço para fixação segura de cadeira de rodas e para cão-guia.
SUSTENTABILIDADE
Na ocasião, o prefeito destacou a tecnologia Euro 6, utilizada nos novos ônibus, que auxilia na redução da emissão de gases poluentes. “O Euro 6 é uma tecnologia com geração de menor índice de emissão de gás carbônico. Ele tem um mecanismo que é um catalisador que muda a emissão levando a quase zero. Isso vem da conferência da COP 20 de Paris, que tem um compromisso de que, até 2030, a emissão de carbono tem que ser zero no transporte público. Então, o Brasil vem acompanhando esta agenda de forma muito rígida e a VIPE já vem desde 2012 se adaptando. Mas, agora, já vem da própria fábrica, das montadoras com esse sistema. Se você não manter ele com esse líquido catalisador, você, praticamente para o carro. Ele funciona apenas com 10% da potência, só para você parar, porque senão ele trava”, explica Auricchio.
Carlos Henrique revelou à Folha, que na medição do opacímetro, os veículos entregues, que contam com o sistema Euro 6, atingiram 0,06% de índice de emissão de poluentes. “Então, são veículos bons para o meio ambiente”, ressalta.