
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, inaugurou, neste sábado (19), o Smart Sanca. Inspirado no Smart Sampa, o sistema utiliza o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. O município é o primeiro do ABC a contar com esta tecnologia.
“Fizemos uma adaptação do nome que é usado em São Paulo, e copiamos tudo o que foi feito em São Paulo, no Smart Sampa. Em 30 dias de testes, fizemos 10 prisões de procurados pela Justiça e também apreendemos um número de veículos pelas placas. Hoje, um carro que entra e saí de São Caetano, é totalmente monitorado. O criminoso e o procurado pela Justiça também”, explicou Tite.
A iniciativa conta com parceria com o Governo do Estado para a integração de seu banco de dados de foragidos da justiça. Também contou com tratativas do deputado estadual, Thiago Auricchio (PL).
De acordo com o prefeito, o Smart Sanca contará com as imagens de 510 câmeras instaladas na cidade e esse número poderá ser aumentado com integração com câmeras de estabelecimentos privados. “Vamos juntar as câmeras que temos nas escolas, nas UBSs e nos condomínios particulares, no comércio, na indústria. Quem tiver câmera vai poder colocar a câmera junto no SmartSanca e ampliando bastante esse rol de câmeras”, contou.
O secretário de Governo, Caio Lessio Previato, ressaltou que 100% do município estará coberto pelo sistema. “O reconhecimento facial que antes era um sonho, hoje se torna uma realidade ativa no município. São 510 câmeras cobrindo 100% do município, diversas câmeras com reconhecimento fácil. Um sonho no início da gestão e hoje, a entrega, é muito gratificante”, disse.
Estabelecimentos privados interessados em integrar suas câmeras ao novo sistema deverão abrir protocolo de intenção no Atende Fácil, caso a tecnologia das câmeras tenha qualidade compatível ao Smart Sanca, elas serão integradas.
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou que o Smart Sanca é equipamento para “pouquíssimos municípios” e que é uma ferramenta que irá reforçar o sistema de segurança da cidade e o combate à criminalidade.
À Folha, Lourival enfatizou que os índices de criminalidade de São Caetano, durante os últimos 20 anos, que foram realizadas estatísticas, nunca foram tão baixos. “Talvez a sensação de insegurança seja maior do que a insegurança propriamente dita. Isso porque antigamente quando existia um crime qualquer quem tomava conhecimento deste crime era a vítima e as autoridades policiais. Hoje, qualquer crime que acontece todo mundo fica sabendo e a pessoa acaba ficando com medo, com receio”, frisou. “Durante esses primeiros cinco meses de trabalho, o índice de furto e roubo de veículos caiu 42% dentro da cidade”, completou.
O equipamento está localizado no Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da cidade, localizado na Rua Conselheiro Lafayette, 40, bairro Santa Paula.
Adicione um comentário