Nesta sexta (17), a Prefeitura de São Caetano assinou a Ordem de Serviço para início das obras de construção do Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência. O espaço prestará atendimento integral à pessoa com deficiência, do diagnóstico precoce à reabilitação, por meio de uma equipe multidisciplinar que incluirá profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutrição. O futuro equipamento substituirá, ampliará e aprimorará os atendimentos que eram prestados pela Fundação Anne Sullivan.
O Complexo englobará a reestruturação do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami) e triplicará o número de alunos que eram atendidos nas oficinas funcionais da Fundação Anne Sullivan – a capacidade passará a ser de 600 atendimentos por semana.
“A obra custará R$ 15 milhões, sendo 50% do Governo do Estado através do Desenvolve SP, intermediado pelo deputado estadual Thiago Auricchio, e 50% do tesouro municipal”, afirmou prefeito José Auricchio. De acordo com o prefeito, o equipamento será um ponto de referência nacional de inclusão e do tratamento de doenças raras. “ Vai fazer a diferença na vida de milhares de são-caetanenses que nasceram ou que vão vir morar aqui em São Caetano do Sul”, completou.
“As demandas na área da Saúde são crescentes em todas as áreas, seja pelo surgimento de novas doenças, pelo aprimoramento dos diagnósticos ou surgimento de novas tecnologias. Para atendê-las, estamos investindo em estrutura e pessoal. É uma alegria poder participar da construção de uma cidade da saúde”, afirmou secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
Participaram do ato a secretária Andrea Alencar, titular da Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida), o secretário Iliomar Darronqui, titular da Secretaria de Habitação e Obras; Fernanda Pedroso, responsável pelo expediente da Secretaria de Educação; Magali de Cássia Rosolem, presidente da Fundação Municipal Anne Sullivan, e Cristiano Gomes, coordenador do CTNEN, além de vereadores.
Foto: PMSCS