O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, assinou Ordem de Serviço, na sexta (29), o para obras de ampliação e modernização da Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), no Bairro Prosperidade.
“O tratamento de resíduos é um grande desafio para as cidades. E a reciclagem é um dos principais pilares desse processo, não só por uma questão de sustentabilidade mas, também, pelo aspecto social, de geração de renda para as famílias coletoras”, destacou Auricchio. “Iniciamos a coleta seletiva há 15 anos e alcançamos a universalização. A meta, agora, é aprimorarmos o tratamento, reaproveitando mais de 90% dos materiais recicláveis coletados.”
As obras iniciam segunda (2) e devem terminar no prazo de um ano. “A ampliação desse espaço trará um aumento de pelo menos 30% da capacidade de produção, visando ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico”, afirmou o superintendente do Saesa, Rodrigo Toscano. Atualmente, são coletadas e enviadas para triagem cerca de 150 toneladas de material por mês, em média.
REFERÊNCIA
São Caetano do Sul é referência nacional em coleta de lixo e reciclagem, ocupando o 1º lugar na universalização do saneamento, de acordo com o ranking da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).
A cidade conta com um sistema de coleta seletiva universalizada, que atende a 100% da população. Toda coleta seletiva do município é transportada até a Central de Triagem diariamente. No Centro da Coleta Seletiva é feita a separação do material reciclável por uma cooperativa contratada pelo Saesa.
A coleta seletiva é realizada de segunda a sexta-feira, um dia em cada bairro, a partir das 7h, de acordo com a programação:
Segunda-feira: Barcelona, Fundação e Prosperidade;
Terça-feira: São José, Mauá e Jardim São Caetano;
Quarta-feira: Santo Antônio, Santa Paula e Centro;
Quinta-feira: Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty;
Sexta-feira: Oswaldo Cruz, Olímpico e Cerâmica.
Foto: Eric Romero / PMSCS