Cidades

São Caetano terá programa Democracia Digital e Transparência

A Controladoria Geral do Município de São Caetano promove, na segunda (30), o lançamento do programa Democracia Digital e Transparência, que é um dos pilares do plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior.

O evento, gratuito, ocorre no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), contando com palestras com autoridades na área. As inscrições podem ser feitas online, até domingo (29), por meio do link: https://eventos.saocaetanodosul.sp.gov.br/Evento/Index/15

“Nosso plano de governo, essencialmente técnico e exequível, começou a ser posto em prática assim que assumimos a gestão da cidade. O lançamento do programa Democracia Digital e Transparência é parte desse esforço. Estamos implementando diversas iniciativas para garantir maior participação popular e fortalecimento dos órgãos de controle”, destaca o prefeito.

Uma das iniciativas que serão anunciadas no evento é o lançamento de um novo Portal da Transparência. “Estamos iniciando processo de licitação para contratação de um novo portal da transparência para o município, que contará também como novo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) e novo sistema de Ouvidoria, além de um Painel de Indicadores”, adianta a advogada Estela Bonjardim, titular da Controladoria.

Segundo Estela Bonjardim, esse é um dos compromissos assumidos pela adesão do município ao Programa Time Brasil, da CGU (Controladoria Geral da União), em novembro de 2021. O objetivo desse programa é apoiar estados e municípios na adoção de políticas e programas de prevenção da corrupção, transparência, integridade e participação social. “São 49 compromissos assumidos nestes eixos. Por isso, o evento do dia 30, além de lançar o programa do Plano de Governo do prefeito Auricchio, ainda anunciará as primeiras ações que estão sendo desenvolvidas para dar atendimento aos compromissos assumidos.”

Palestrantes

Márcio Aurélio Sobral – coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU) – Regional de São Paulo.

Tema: “Atuação da CGU junto aos municípios e estados no combate à corrupção e promoção da integridade”

Alexandro Rudolfo Guirão – professor de Direito Empresarial da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e profissional certificado em Compliance Anti-Corrupção (CPC-A) e Investigações Corporativas de Compliance (CPIC) junto à LCB – Lec Certification Board, em parceria com a FGV-Projetos.

Tema: “Importância da integridade e do compliance nas organizações privadas”

Robinson Nicácio de Miranda – professor do Curso de Direito da USCS e membro do Grupo de Pesquisa Governança Global e Regimes Internacionais da Universidade Católica de Santos.

Tema: “Transparência, integridade e participação social na gestão municipal”