Vitrine

São Paulo Fashion Week ganha formato de festival

A próxima edição do SPFW, apresentada pelo Santander, será realizada de quarta (23) a domingo (27) de junho, em versão 100% digital, com partição de 43 marcas de destaque do setor de moda nacional. O SPFW N51 também conta com dez estreias: Anacê, Carol Bassi, Esfér, Igor Dadona, Neith Nyer, Rocio Canvas, Ronaldo Silvestre, Soul Básico, Victor da Justa e Weider Silveiro. Samuel Cirnansck e Wilson Ranieri retornam à programação da semana de moda nesta temporada.

A partir desta edição, o SPFW acolhe o projeto Sankofa, coletivo de estilistas negros com oito marcas, uma iniciativa da plataforma Pretos na Moda e da startup de inovação social VAMO, com apoio do INMOD (Instituto Nacional de Moda e Design). São elas: Ateliê Mão de Mãe, Az Marias, Meninos Rei, Mile Lab, Naya Violeta, Santa Resistência, Silvério e Ta Estudios.

Com intervenções interativas e live streaming dos desfiles e apresentações, esta temporada marca a abertura do SPFW+ Regeneração, um festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação, Conhecimento e Tecnologia, com curadoria de Marcello Dantas e uma programação ativa que se estende por todo o ano.

O momento pede que as relações sejam reinventadas e os meios de produzir e representar nossa identidade sejam repensados. “Estamos diante de questionamentos profundos sobre como podemos regenerar o mundo com novas bases”, explica o curador Marcello Dantas. “A experiência do Festival nasce da ideia de provocar um caminho realmente novo de ideias, linguagens e formas de colaborar. É um desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade para que os criativos da moda acessem campos de conexão ainda inexplorados.”

A necessidade de buscar formas de operar mais sustentáveis e responsáveis em toda a cadeia de valor da moda é uma realidade. “É hora de definir novos direcionamentos que nos permitam avançar numa agenda de mudanças necessárias e efetivas. O ano de 2020 nos trouxe grandes reflexões e entendemos que é tempo de viver novos começos, de regenerar”, afirma Paulo Borges, Diretor Criativo do SPFW.

FESTIVAL SPFW+ REGENERAÇÃO

Cinco eixos servem como ponto de partida para inspirar, provocar novos olhares em encontros criativos inusitados, e para identificar e selecionar projetos criativos em todo o país. São eles: diversidade e equidade racial; protagonismo feminino; empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura).

ENCONTROS CRIATIVOS

O Festival SPFW+ Regeneração será palco de quatro encontros criativos entre estilistas convidados em colaboração com nomes destacados de áreas diversas como consciência, alimento, coletividade e racialidade. O processo criativo a partir desses encontros resultará em instalações artísticas que ocuparão a cidade em novembro durante a temporada SPFW N52. É o futuro da moda co-criado por designers e profissionais na fronteira da inovação.

Agenda:

. Ronaldo Fraga e Neka Mena Barreto

. Fernanda Yamamoto + Comunidade Yuba

. Luiz Cláudio + Djamila Ribeiro

. Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro

MENTORIAS

O Festival SPFW+ Regeneração vai identificar núcleos criativos diversos e sustentáveis em todo o país. Serão escolhidos até 50 projetos para uma jornada imersiva com mentorias e encontros exclusivos. Uma potente conexão para a transformação sustentável e social, a partir de uma visão plural, colaborativa e inclusiva, e revelar processos regenerativos que já estão acontecendo em todo o país, destacando a multiplicidade dos territórios criativos.

“O objetivo é ir além da criatividade e talento, e se aprofundar nas novas economias para acessar e circular recursos e facilitar o fortalecimento mútuo através da colaboração, cocriação e articulação”, explica Graça Cabral, curadora e mentora do projeto. “Uma jornada para orientá-los a buscar processos regenerativos que possam gerar mais valor para suas iniciativas e territórios, ampliando sua viabilidade, impacto e relevância com mais propósito, sustentabilidade e consciência.”

As mentorias com os núcleos criativos selecionados têm a expertise do INMOD (Instituto Nacional de Moda e Design), e metodologias e ferramentas da Fluxonomia4D, idealizadas e coordenadas por Lala Deheinzelin, que combinam Futuring e Novas Economias.

As inscrições estão abertas de 22 de junho a 16 de julho através do site https://www.spfw.com.br e as mentorias acontecem de julho a outubro.

INCLUSÃO SOCIAL

Em continuidade à parceria de quase duas décadas com a Prefeitura da cidade de São Paulo, o Festival SPFW + Regeneração realiza esse ano uma série de ações de transformação social, de agosto a novembro, com a capacitação de 40 costureiras em Cidade Tiradentes e a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade na edição N52, em novembro.

Durante os 5 dias de evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do SPFW e com projeções mapeadas na empena do prédio que fica na Rua Caio Prado esquina com Rua da Consolação.

Esta edição é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira o line-up do SPFW: https://www.spfw.com.br/

TRANSMISSÕES

 

Diariamente, a partir das 18h, Paulo Borges, Graça Cabral e Lala Deheinzelin comandam lives com convidados de diversas áreas promovendo discussões em torno dos pilares do evento.

E, a partir das 19h, começam as transmissões ao vivo, online, via site do evento (www.spfw.com.br), com a apresentação dos desfiles e uma programação de entrevistas, com um time de apresentadoras que irão se revezar ao longo da semana:

Dia 23.06 – Carol Ribeiro / Maria Eugênia Suconic

Dia 24.06 – Penelopy Jean / Jess

Dia 25.06 – Lilian Pacce / Mayara Russi

Dia 26.06 – Natasha Soares / Aretha Sadick

Dia 27.06 – Rita Carreira / Camila Yahn