Cidades

São Paulo ganha novas viaturas, armamento não letal e abre concurso para GCM

Ação, conduzida pelo prefeito Ricardo Nunes, foi acompanhada pelo secretário Orlando Morando (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Paulo reforçou, na última semana, a segurança da cidade, com a incorporação de 100 novas viaturas com identidade visual modernizada à frota da Guarda Civil Metropolitana, a entrega de armamento não letal e o anúncio da abertura de concurso público para a contratação de 500 novos agentes. Além disso, o prefeito anunciou que a GCM deve chegar a quase 10 mil agentes até 2028 com a contratação de mais 2 mil policiais.

“Estamos entregando 244 armas de condutividade elétrica, que são aquelas usadas para imobilizar pessoas em situações que possam colocar terceiros em risco, além de 100 novas viaturas e a abertura de concurso para mais 500 policiais municipais”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Dois mil já ingressaram, vamos contratar mais 500 e, até 2028, serão mais dois mil policiais municipais”, completou.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que os investimentos refletem uma política consistente de fortalecimento da Guarda Municipal. “Já não se discute mais quem mais investiu em segurança na cidade. Colocamos mais de dois mil guardas nas ruas, modernizamos o armamento, entregamos viaturas novas e de qualidade e seguimos valorizando quem protege a população. Esse é um compromisso permanente da nossa gestão”, afirmou.

As 100 novas viaturas 0km passam a integrar a frota com uma nova identidade visual, baseada na cor preta e azul e no padrão quadriculado internacionalmente reconhecido, além da marca “Smart Sampa” na lateral. A mudança torna a comunicação visual mais clara, objetiva e facilmente identificável também por turistas e visitantes estrangeiros, reforçando a presença ostensiva e a autoridade da corporação. A frota da Guarda Municipal cresceu mais de 170% desde 2021, e é composta por 610 viaturas de quatro rodas e 220 motocicletas em operação.

“O novo visual dialoga com o papel que a Guarda Municipal já exerce hoje. É uma comunicação visual que acompanha o empoderamento institucional da corporação e a consolidação da Guarda como polícia municipal, alinhada às melhores práticas das grandes cidades do mundo”, destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.

Armamentos não letais
Além dos veículos, a Prefeitura entregou 244 pistolas de condutividade elétrica, ampliando o arsenal de equipamentos não letais da corporação. Os dispositivos permitem a imobilização temporária do agressor com segurança, seguindo protocolos de uso diferenciado da força e priorizando a preservação da vida, a proteção dos agentes e da população.

“Investir em equipamentos modernos é investir em segurança com responsabilidade. A Guarda está cada vez mais preparada, melhor equipada e treinada para agir com eficiência e equilíbrio”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, também foi anunciada a abertura de concurso público para 500 novos guardas municipais, com edital publicado no Diário Oficial do Município desta terça. As inscrições estarão abertas de 29 de janeiro a 3 de março, e a seleção será organizada pela Fundação Vunesp. A medida integra o plano de ampliação do efetivo, que prevê a incorporação de ao menos 2 mil novos agentes nos próximos anos.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário