Saúde

Saúde Mental se torna prioridade em empresas

A Basf conta com o programa Gerência de Bem-Estar, que fomenta políticas e ações para a saúde integral dos colaboradores

Na quarta (10),  foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental, reforça a importância de cuidar da saúde emocional.

Com foco neste tema, na quinta (10), o Ministério da Saúde anunciou expansão dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas, onde destinará R$ 383 milhões do orçamento para custeio anual dos equipamentos.

 O tema é prioridade também em diversas empresas, que visando o bem-estar dos funcionários e prezando pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, têm focado investimentos em serviços e atividades que debatem o assunto.

 A Wheaton, com fábrica em São Bernardo, realizou uma série de ações durante o mês do Setembro Amarelo, abordando a importância de um olhar atento para o tema.“A campanha deste ano teve como mote ‘Desconecte-se: a vida acontece fora das telas’, incentivando a reflexão sobre o uso excessivo das redes sociais e suas consequências negativas para a saúde mental”, comenta a responsável pelo Centro Médico Wheaton, Sandra Aparecida Tardochi de Melo. Ao longo do mês, foram realizadas palestras que discutiram temas como o impacto das redes sociais na saúde mental, ansiedade, o isolamento e a sensação de desconexão da realidade. A companhia incluiu psicólogos no quadro de atendimentos do centro médico interno e incentiva hábitos saudáveis por meio do Gympass, que oferece acesso a academias.

 A Unipar conta com o Programa Equilibre que fomenta a qualidade de vida, saúde física, mental, social e financeira dos colaboradores. Entre as atividades organizadas pelo programa, destacam-se vacinação contra gripe, visitas ao Museu Catavento e as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. O programa conta com as salas Equilibre, que proporcionam momentos de relaxamento aos funcionários. Por meio da plataforma Wellhub, extensiva aos dependentes, colaboradores são incentivados a praticar atividades físicas. A empresa também monitora da saúde dos colaboradores por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

 A Braskem conta com o Programa Global de Saúde Integral e Bem-Estar, que possui ações voltadas ao tema, com atendimento médico e psicológico in company, ações para Prontidão Cognitiva, Sala ZEN com Meditação, Yoga e discussão de temáticas como Segurança Psicológica, Assédio, Comunicação não-violenta e Performance das Lideranças. “A alta incidência e prevalência de transtornos mentais e comportamentais é uma realidade global e da sociedade como um todo. Nós, responsáveis pela saúde física e mental dos nossos integrantes, temos um papel importante juntamente com o protagonismo de cada indivíduo”, afirma o Médico – Gerente Global de Saúde da Braskem, Eduardo Arantes.

 A Basf conta com o programa Gerência de Bem-Estar, que fomenta políticas e ações para a saúde integral dos colaboradores. A ação já trouxe resultados. Em comparação com 2022, 2023 apresentou redução nos níveis de ansiedade e de depressão na empresa.    “Acreditamos que promover o tema contribui para que seja mais fácil e natural reconhecer os sinais de alerta, cuidar de nossa saúde e estender a mão aos colegas que convivem conosco. A saúde, segurança e bem-estar continuam sendo nossa prioridade”, afirma a gerente regional de Bem-Estar na BASF para América do Sul, Camilla Bonelli. A empresa oferece espaços de bem-estar e salas de lactação em todos os escritórios e fábricas e promove atividades voltadas ao bem-estar emocional dos colaboradores.