A Prefeitura de São Bernardo iniciou a construção do último trecho da galeria, sob a Avenida Aldino Pinotti, que vai levar a água da chuva do reservatório no Paço Municipal ao Ribeirão dos Meninos. A obra faz parte do Drenar, programa de combate às enchentes implementado pelo poder público municipal. As intervenções estão concentradas na esquina das avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes. Faltam cerca de 50 metros para a conclusão do canal. A previsão é que fique pronto em janeiro.
Nas imediações da concessionária Renault, o Consórcio Centro Seco, responsável pelo projeto, concluiu recentemente a intervenção no ponto em que foi necessário construir um sifão de esgoto, para eliminar a interferência com a galeria.
O trecho subterrâneo, entre o viaduto da Lucas Nogueira Garcez e o estacionamento do Paço, também está prestes a ser concluído, a exemplo da estrutura de emboque no interior do reservatório, que receberá a água vinda do túnel em construção sob a Rua Jurubatuba. Três frentes de trabalho atuam 24h por dia nas escavações do túnel.
O consórcio já iniciou a concretagem da laje de fundo do reservatório. Em seguida, iniciará a construção das fundações que vão sustentar a cobertura do piscinão.
Drenar – Em todo o município estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões para combater os alagamentos. O piscinão do Paço, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água. Sempre que o reservatório estiver perto de atingir sua capacidade total, a água entrará na galeria, que a conduzirá ao Ribeirão dos Meninos, na Lauro Gomes.
Em outros pontos da cidade as intervenções já foram concluídas. No Rudge Ramos, segunda maior obra do Drenar, foram entregues os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores alívio das tensões provocadas pelas chuvas, que resultavam em inundações.
No mesmo bairro, o reservatório Jacquey também está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015. As obras de canalização do córrego Pindorama, no Jordanópolis, estão em fase final de conclusão.