Autos

Scania apresenta primeiro chassi elétrico

A produção do chassi elétrico começará em março de 2025 na fábrica de São Bernardo

O inédito elétrico K 230E B4x2LB faz sua primeira exposição ao público

A Scania está participando da Lat.Bus 2024, com dois chassis expostos. O inédito elétrico K 230E B4x2LB faz sua primeira exposição ao público. O outro modelo que compõe o espaço é o K 500 8×2, o ônibus topo de linha da Scania no Brasil.

Uma grande novidade apresentada na feira é o novo painel digital da linha, que estará disponível em 2025. O Acelerador Inteligente passa a fazer parte de série do portfólio a partir de agora e garante mais 3% de economia de combustível, subindo para 11% a redução de consumo dos chassis. O Scania Consórcio lançará sua nova campanha, de 100 cotas, com sorteio de chassi e mais 10 viagens para a Busworld, em 2025 na Bélgica, e visita à matriz na Suécia. 

A Scania compensará as emissões de CO2 do seu estande em uma ação realizada em parceria com a Eccaplan, greentech responsável pela gestão e emissão do Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, será realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda equipe, time de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania.

“Estamos com uma expectativa muito boa para a Lat.Bus 2024. O cenário de mercado é promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas. Estaremos com nossos concessionários e prontos para fazer muito negócios”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. 

“A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela. Essas novidades estão sendo anunciadas pela Scania na Lat.Bus 2024. Não poderia haver melhor palco para este lançamento”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil

O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.” 

A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8×2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.”

A produção do chassi elétrico começará em março de 2025 na fábrica de São Bernardo do Campo, em são Paulo. O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm.

Já o K 500 8×2 tem motor de 13 litros, 6 cilindros, potência de 500 cv @ 1.800rpm e desenvolve um torque de 2.550Nm @925-1.340. É vocacionado para linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo. A tração 8×2 permite receber carrocerias DD (Double Decker, dois andares).

Estande

“Construímos um estande muito aberto e receptivo ao público, principalmente aos clientes, fãs da marca e nossas equipes e das concessionárias. Definimos uma comunicação visual que priorizasse as principais mensagens de uma forma muito visível do que a Scania pode contribuir em termos de soluções para os operadores”, explica Lana Piccoli, gerente de Propaganda da Scania Operações Comerciais Brasil. “Os chassis e as soluções estão num ambiente acolhedor, que trará uma boa experiência para o cliente. Teremos a área de atendimento e a loja, o Scania Shop, que traz itens alusivos à marca e é sempre um sucesso. Fizemos um treinamento completo com a rede de concessionárias para que os visitantes recebam todas as informações sobre a Scania. Todas as equipes estão muito animadas para fazermos ótimos negócios.”

A Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte será realizada de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. 

Fotos: Divulgação – Scania

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário