Cidades

SCS inicia turma da Universidade da Terceira Idade

Começaram as atividades da nova turma da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade), na terça (7).  O programa é realizado pela Prefeitura de São Caetano, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), a UniMais destina-se a moradores da cidade a partir dos 50 anos.

“O projeto da UniMais foi elaborado em 2007, a partir de um modelo criado por especialistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o propósito de trazer um aprimoramento à Terceira Idade, tanto do ponto de vista intelectual como físico, melhorando a qualidade de vida”, explicou o prefeito José Auricchio Júnior, em suas boas-vindas à nova turma.

O programa oferece dois módulos de curso: o Básico, de dois anos; e o Avançado, com um ano (para quem já completou o básico). Neste segundo semestre, 60 novos alunos estarão iniciando o Módulo Básico. Em outubro deste ano aproximadamente 80 alunos concluirão o Módulo Avançado. As aulas ocorrem na USCS, no período da tarde, às terças e quintas, e abordam assuntos das áreas de Administração, Economia, História, Literatura, Direito, Saúde, Comunicação, Educação Corporal, Artes e Informática. O curso é totalmente gratuito e os alunos ainda recebem um kit composto de materiais escolares, uniforme e o Manual do Aluno.

Na cerimônia de inauguração, realizada no campus Barcelona da USCS, Marcos Antonio Biffi, diretor-presidente da FAUSCS (Fundação de Apoio à Universidade Municipal de São Caetano do Sul), apresentou a grade horária aos novos alunos. Sonia Maziarz, 67 anos, ficou animada em saber que o curso terá aulas de História da Arte. Sonia e a amiga Sueli Gimenez, 65, ambas frequentadoras do Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) Moacyr Rodrigues, dizem que receberam ótimas referências de quem ingressou em turmas anteriores, o que as animou a fazer a inscrição. Para Vera Lúcia Moreira, 63, o ingresso na UniMais também representará uma nova fase de sua vida. Viúva há dois anos, ela se dedicava a cuidar do marido e também tem cuidado da mãe de 94 anos. “Agora vou reservar as terças e quintas para cuidar de mim”, declarou.