
O Sebrae-SP, por meio de sua unidade no ABC, sediou a primeira turma do curso Lidere no Estado de São Paulo, voltado a empresários e gestores de pequenas empresas que buscam desenvolver sua habilidade de liderança e melhorar os resultados com o engajamento efetivo da equipe.
Durante o curso, os participantes aprendem a utilizar ferramentas e técnicas que favoreçam o exercício de uma liderança mais eficaz, promotora do desenvolvimento de talentos e de maior produtividade organizacional. Um dos destaques do Lidere é a utilização do Facet5, uma ferramenta avançada de mapeamento de personalidade que promove o autoconhecimento e auxilia no alinhamento do perfil individual de liderança às demandas da gestão empresarial.
O Lidere é destinado a empreendedores que já estão no exercício da liderança há algum tempo e começaram a entender que a má aplicação desta competência tem um super impacto no negócio. “Liderança significa gerar resultados com pessoas em constante desenvolvimento e genuinamente motivadas. Esse é o papel do líder”, destaca Celia Alexandra Laurindo, psicóloga e instrutora credenciada do Sebrae-SP, que atuou como facilitadora das atividades desenvolvidas com os participantes ao longo do mês.
Alexandra também ressalta o uso do Facet5, desenvolvido para avaliar aspectos da personalidade, levando em conta cinco fatores principais, sem considerar respostas certas ou erradas: determinação; energia; controle; afetividade; e emoção. “Diferente de outros sistemas que apontam para o comportamento expresso, de reconhecer, por exemplo, se uma pessoa é mais ou menos extrovertida, o Facet5 vai falar de aspectos que ampliam o autoconhecimento, revelando a base do arcabouço da sua personalidade”, explica.
Segundo o Lider Operacional Regional (LOR-Grande ABC), Gustavo Fonseca, o Lidere representa um passo importante para empresários que desejam não apenas liderar, mas também inspirar, criar ambientes de trabalho mais produtivos e fortalecer a cultura organizacional de suas empresas. “Eu costumo dizer que o Lidere não é um simples curso, é uma jornada de autoconhecimento, que não traz só conceitos de liderança, traz ferramentas práticas para que você primeiro desenvolva a sua autogestão”, avalia a analista de negócios do Sebrae-SP Rosiane Cecília Moreira, que fez parte da primeira turma.
A empreendedora Suely Emiko, da Consumo Verde, conta que a experiência tem proporcionado uma descoberta diária de deficiência e possibilidades de melhoria. O principal aprendizado que pretende aplicar em sua empresa é a qualidade da “escuta”. “Você tem que ouvir as pessoas antes de sair falando, perguntar antes de determinar coisas aos liderados e fazer um exercício de feedback mútuo”, analisa. “Para conduzir uma empresa você tem que despertar o potencial de cada liderado. Até dentro de casa temos de aplicar o que estamos aprendendo”, completa.
O curso é realizado em formato presencial, com carga horária total de 36 horas, distribuídas em dois workshops e em quatro sessões de coaching.
O modelo foi pensado para proporcionar aos participantes a fácil e rápida conexão entre teoria, técnica e vida real, permitindo a aplicação imediata na organização. Durante os workshops, cada participante terá acesso a quatro sessões individuais de coaching executivo, agendadas previamente em horários combinados.
“Quando nós destinamos horas dentro do curso e horas de reuniões individuais é para o empreendedor reavaliar como a forma de condução dele está levando a resultados positivos e a um ambiente salutar, já que devemos, como líderes, garantir ‘segurança psicológica’ em nossos ambientes produtivos. A segurança psicológica é o principal fator de construção de uma equipe de alto desempenho, como revelou o projeto Aristóteles, da Google. E agora, em dias da NR1, o papel do líder na construção de um ambiente seguro à participação de todos da equipe, passa a ter uma importância gigantesca”, explica Alexandra. A NR1 é uma norma reguladora sobre segurança e saúde no trabalho, que foi atualizada tendo como destaque a inclusão de diretrizes sobre riscos psicossociais, como assédio moral e sobrecarga de trabalho.
A próxima turma do Lidere no ABC está programada para 6 de outubro. Os interessados podem obter mais informações por meio do canal oficial do Sebrae ABC – https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/lidere
Adicione um comentário