
O Sebrae-SP, em celebração ao mês do empreendedorismo feminino, realizou na unidade do ABC, em Santo André, o evento “Todos por Elas”. A atividade reuniu mulheres empreendedoras da região em uma manhã dedicada ao aprendizado e fortalecimento de redes de conexão.
O encontro contou com a participação de convidadas especiais. A empresária, influenciadora e apresentadora do programa Mulheres Conectadas, Claudia Aloia, compartilhou sua trajetória profissional e trouxe dicas para que as empreendedoras aprimorem a presença nas redes sociais. “Não adianta falar para todo mundo. Definido o nicho, estudem quem são seus clientes e seguidores; eles têm nome, saibam com quem estão falando”, destacou. Claudia também apresentou um pequeno roteiro para contar histórias, criar engajamento e reter audiência. “Não comece oferecendo promoção, o que muita gente faz. Conte uma história de transformação. Use um caso prático. Explique o problema apresentado para mostrar a solução que sua empresa pode oferecer.” Ela também orientou sobre a proporção ideal de conteúdos nas redes: “O seu post tem de ser 30% educativo, 25% inspiracional, 25% de bastidores, 15% promocional e 5% de conexão pessoal”.
A empresária Hellen dos Santos Gonçalves, da Olhar Criativo, de Santo André, compartilhou sua trajetória marcada por ascensão, queda e superação. Após o encerramento da empresa de lavagem de carros que mantinha com o ex-marido em São Bernardo, Hellen recomeçou com o que tinha: um computador, um celular, um carro e o filho pequeno. “Eu que fazia o marketing da minha empresa, então decidi me preparar com cursos para me dedicar a isso”, contou. Ela fundou a Olhar Criativo e, com sua história, conquistou a medalha de bronze no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, na categoria MEI. Hoje atua como mentora. “Estou muito contente de estar aqui nesse encontro em que umas estão sonhando e outras realizando. Não vim falar do meu negócio, mas do negócio de vocês. Somos todas por elas”, afirmou.
O evento foi encerrado pela especialista em mindfulness, Aline Dalmau, que conduziu uma atividade de meditação voltada ao bem-estar e à renovação de energias. Aline enfatizou a importância do autocuidado, normalmente deixado para o fim da fila nas atividades diárias. “Basta dez minutos por dia para um relaxamento”.
Rede de fortalecimento
O “Todos por Elas” reforçou o compromisso do Sebrae-SP em apoiar e impulsionar mulheres empreendedoras do ABC, promovendo conexões e oportunidades que fortalecem seus negócios e suas trajetórias.
A fundadora da Della Care Organiza, Rose Andrade, que atua com serviços de organização e tem como especialidade o atendimento em processos de pós-luto e separação, também participou do encontro. Pedagoga, ela está desenvolvendo uma oficina para ensinar crianças a se organizarem. “Sei que esses encontros são sempre importantes para aprendizado, socialização e parceria. Juntas somos mais fortes”, afirmou.
Para o gerente regional do Sebrae-SP no ABC, Vinicius Agostinho da Nóbrega, o empreendedorismo feminino deve ser uma pauta de toda a sociedade. “Para o Sebrae, é uma bandeira muito forte. Quando falamos da empreendedora, os desafios se multiplicam. Para a mulher, empreender muitas vezes significa uma jornada tripla. Além disso, há a questão de preconceito, assédio e machismo, que acontecem todos os dias. Superar tudo isso e ainda fechar as contas no azul é digno de aplausos”, destacou.
A analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do Sebrae Delas, Rosiane Cecília Moreira, reforçou o objetivo do encontro. “Queremos que cada mulher celebre sua trajetória e se conecte com outras mulheres incríveis para fortalecer sua rede de contatos”, disse.
















Adicione um comentário