Negócios

Sebrae-SP vai participar de painéis na COP30 em Belém

Estado de São Paulo também terá comercialização de produtos de empresas paulistas na Loja Colaborativa da Green Zone (Foto: Divulgação)

O Sebrae-SP irá participar de dois painéis durante a COP30 – 30ª Conferência das Partes, o maior evento das Nações Unidas dedicado às discussões e às negociações sobre as mudanças do clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará. Ambos os painéis serão realizados na Green Zone, espaço oficial da conferência voltado à sociedade civil, empresas e instituições que apresentam iniciativas e soluções para a ação climática. Outro destaque da participação do Estado de São Paulo é a exposição e venda de produtos de empreendedores na Loja Colaborativa, também na Green Zone.

As participações reforçam o protagonismo do Sebrae-SP nas discussões globais sobre o papel dos pequenos negócios na transição para uma economia de baixo carbono, inovação climática e políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, será o moderador do painel “Pequenas empresas, grande impacto nas políticas públicas” no dia 17, às 16h. Já o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, participará do painel sobre: “Inovação Climática – Soluções sustentáveis para um futuro carbono zero” no dia 19, às 16h.

A instituição paulista também indicou projetos, parceiros e empreendedores para as programações da Green Zone e da EN-Zone (Espaço Sebrae, dedicado ao empreendedorismo e nas novas economias – verde, circular e inclusiva). Vídeos e iniciativas foram indicados para exibição em ambas as áreas, abrangendo associações, programas, empreendimentos da economia criativa e startups.

Empresas de diversas localidades do Estado, com produtos de base sustentável, foram selecionadas para exposição e venda na Loja Colaborativa da Green Zone, cuja curadoria ficou a cargo da Sala de Integração da COP30. São empresas dos setores de alimentos e bebidas, artesanato, moda, biocosméticos e produtos regionais.

“Conectar pequenos negócios às oportunidades da nova economia é o propósito que o Sebrae-SP reafirma com entusiasmo ao participar ativamente da COP30. Que a experiência e as conexões construídas durante este evento de magnitude global nos tragam aprendizados valiosos e ampliem nosso olhar estratégico sobre o tema, inspirando novos caminhos e soluções para os desafios climáticos que estarão cada vez mais presentes na realidade dos pequenos negócios”, destaca Vanessa Rinaldi, consultora ESG do Sebrae-SP.

As indicações do Estado foram alinhadas aos eixos estratégicos definidos pelo Sistema Sebrae para atuação na COP30. São eles: Inovação para uma economia de baixo carbono e bioeconomia; Agricultura e segurança alimentar; Transição energética, processos industriais e encadeamento produtivo; Resiliência climática territorial e economia circular; e Empreendedorismo feminino, diverso e inclusivo.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário